Jornal Antena - Encantado RS

Sunday, Oct 22nd

Last update10:34:43 PM GMT

Você está na seção:

São Valetin do Sul

Estratégia Saúde da Família promoveu o “Agosto Dourado: Mamaço”

E-mail

 

Na perspectiva do cuidado integral ao binômio mãe-filho e considerando o impacto do aleitamento materno para a saúde do bebê, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município promoveu, no dia 31 de agosto na Câmara Municipal de Vereadores, o evento intitulado “AGOSTO DOURADO: MAMAÇO 2017”. O convite foi estendido a todas as gestantes, puérperas e mães com bebês de colo, nas visitas dos Agentes Comunitários de Saúde e, também, no espaço do programa de rádio da prefeitura aos sábados, na Liberal FM de Guaporé.
Na ocasião discutiram-se temas relacionados a organização da dinâmica familiar em relação a chegada do bebê e a importância do aleitamento materno. Os assuntos foram coordenados pelos profissionais: psicológo Daniel, fonoaudióloga Juliane e nutricionista Franciele, contando com a participação de toda equipe da ESF, além das trocas de saberes com as participantes. A equipe da EMATER local contribuiu na produção do lanche, utilizando alimentos comestíveis não convencionais.
A secretaria municipal da Saúde agradece a participação de todos que contribuíram e prestigiaram o evento e lembra que a ESF oferece o Grupo Mensal de Gestantes e Puérperas, às 08 horas, na primeira quinta-feira de cada mês, na sala de reuniões da ESF.

estrategia saude_da_familia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Plantas ornamentais são inseridas na merenda escolar

E-mail

 

Em parceria com a administração municipal, Emater-RS/Ascar, escolas municipal e estadual, o município trabalha com uma proposta diferenciada na área da alimentação escolar: a introdução de PANCs na merenda escolar. As PANCs são plantas alimentícias não convencionais, plantinhas corriqueiras, que podem ser ornamentais, cultivadas, espontâneas... e que encontramos muito comumente em hortas.
Conforme a nutricionista Francieli Pasini, estas plantas são consideradas nutracêuticas pelo fato de possuírem muitos nutrientes e propriedades, podendo, assim, enriquecer a merenda escolar. Desde o início deste ano, o grupo de merendeiras está sendo capacitado para utilizarem algumas PANCs na merenda, no entanto, houve necessidade de estender este conhecimento para os alunos também.
Alguns pratos estão sendo desenvolvidos com capuchinha, óra-pro-nóbis, calêndula, pétalas de rosas, morrião, dentre outras. No início causou um pouco de espanto, mas eles acabaram gostando, relatou a merendeira Eliane Zen. Uma das alunas da escola, Martina G. de Marco, não consumia muitas verduras, mas está encantada com as flores comestíveis e o óra-pro-nóbis. A Escola Estadual Sílvio Sanson e Escola Municipal Francisco Marcolin, através da equipe diretiva e da professora de agricultura familiar Mariza Casagrande estão intensificando o conhecimento destas plantinhas mágicas através de pesquisa e identificação das PANCs, que culminará em uma mostra escolar ainda neste ano. Segundo a Técnica Social da Emater-RS/Ascar, Marisa Bortolini, a integração entre todos os atores envolvidos neste processo é o diferencial nos resultados que já estão ocorrendo.

plantas ornamentais_sao_2plantas ornamentais_sao_1

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Família Casagrande é destaque no setor leiteiro

E-mail

 

Em 02 de setembro, alguns vereadores estiveram visitando a propriedade de Otacir Casagrande e de seu filho Rafael, os quais trabalham na atividade de produção de Gado Leiteiro. Já, outro filho Dilamar investe em produção de grãos, sendo um dos maiores produtores do município.
A família há 20 anos está trabalhando na área. E, há dois anos, Rafael começou a aprimorar investindo no setor leiteiro e em tecnologias novas para a propriedade.
Ele explicou aos vereadores como funciona essa atividade, destacando os investimentos em tecnologias e na genética do gado leiteiro. Hoje, na propriedade, são aproximadamente 60 animais, entre vacas leiteiras e novilhas, das quais 27 vacas produzem leite. A produção diária gira em torno de 750 litros de leite com média de aproximadamente 28 litros por animal. O leite fica armazenado em um tanque refrigerador sendo recolhido a cada dois dias pela Cooperativa Cosul. Todo mês é realizado a medida da quantidade de leite e realizada um controle de avaliação de higiene e patologias pela cooperativa.
Através deste controle depende o valor do litro do leite a ser pago ao produtor. Outro fator que interfere no valor além da qualidade é a quantidade, pois o produtor precisa garantir acima de 45mil litros/mês para receber o valor máximo. Abaixo desta quantidade o valor vai reduzindo.
O produtor Rafael destaca que seu plantel está no Projeto da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), sendo a única no município com Registro e Raça. Destaca ainda que a alimentação dos animais é produção própria através do plantio de milho, aveia branca e sorgo que se transformam em silagem. Os vereadores de São Valentim do Sul buscam apoiar sempre iniciativas como estas e parabenizam os produtores inovadores e investidores do município, que contribuem para o desenvolvimento através do incremento na arrecadação de impostos.

familia casagrande_e_1familia casagrande_e_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Apae promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

E-mail

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), mantenedora da Escola Especial Recanto Encantado, promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que em 2017, tem como tema “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”.
As atividades tiveram início no último sábado (19), com missa na Igreja Matriz de Encantado. Na segunda-feira, a abertura oficial da programação foi realizada em dois momentos, pela manhã e à tarde, com visita de palhaço e brinquedos infláveis fizeram a alegria dos alunos. Na terça-feira, foi a vez da equipe participar do 13º Encontro Regional dos Profissionais das Apaes do 8º Conselho, em Estrela. Pizza e música ao vivo foram os destaques da quarta-feira, e na quinta, a turma foi para o Baile Regional dos PCD’s em Coqueiro Baixo.
Hoje, é dia de cinema, com direito a pipoca e mais diversão ainda. Amanhã, haverá divulgação e agradecimento no Centro de Encantado. As atividades seguem na próxima semana, com ação de integração na Escola Porto Quinze, na segunda-feira; palestra para as famílias na terça e apresentação de Balé – Escola Agostinho Costi na quarta, dia 30 de agosto.
A diretora da escola, Stéfani Casagrande, destaca que o evento busca uma aproximação da comunidade e da escola. “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem o objetivo de divulgar e conscientizar a população, divulgando o trabalho e valorizando os alunos, mas também é um momento de lazer e de integração”, pontua.
Atualmente, a Apae Encantado tem 82 alunos e atende cerca de 120 pacientes extras que comparecem semanalmente para atendimentos clínicos diversos, como terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria, assistência social, fonoaudiologia e fisioterapia. A demanda é atendida por 43 funcionários.
A Escola Especial Recanto Encantado é referência para 14 municípios da região, e, atualmente, atende cinco. A escola é mantida com auxílio dos governos federal e estadual, prefeituras e quadro social de contribuintes, além de contar com donativos e verbas oriundas de projetos.

apae promove_a

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 85