Jornal Antena - Encantado RS

Friday, Jul 25th

Last update04:58:04 AM GMT

Você está na seção:

Nova Bréscia

CTG Paixão Cortes comemora sucesso de rodeio

E-mail

 

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Paixão Cortes, de Nova Bréscia, realizou recentemente seu 6º Rodeio Artístico. O evento ocorreu no Centro Esportivo Municipal de Nova Bréscia e contou com a participação de 28 entidades de diversas cidades do Vale do Taquari e mesmo de outras regiões do Estado.
Durante o dia, os tradicionalistas participaram das danças tradicionalistas, apresentação de gaita piano, chula, declamação peão e prenda e intérprete solista vocal peão e prenda. Houve premiações para todas as modalidades.

ctg paixao_cortes_comemora

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Nova Bréscia festeja o padroeiro

E-mail

 

A comunidade de Nova Bréscia comemorou, no último domingo, dia 22 de junho, a festa do seu padroeiro, São João Batista. A festa foi organizada pela paróquia da cidade para festejar o dia do santo, comemorado no dia 24 de junho em todo o país.
A festa começou pela manhã com uma procissão, onde cada comunidade levou o seu padroeiro para participar do evento. Em seguida, a Igreja Matriz São João Batista ficou lotada por fiéis que participaram da celebração em honra ao Santo. Ao meio-dia centenas de pessoas foram ao Salão Paroquial, onde foi servido um almoço de confraternização.
Além de marcar o dia dedicado ao santo, o município reviveu momentos de alegria, com o encontro de ex-moradores de Nova Bréscia, que hoje vivem em outros municípios, e voltaram à cidade para participar da festa, agradecendo a proteção do padroeiro.
História de São João
Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel - parente próxima de Maria, mãe de Jesus - segundo o testemunho de São Lucas nasceu numa cidade de Judá. Chamaram-no ‘Batista’ pela importância que, em seu ministério, emprestou ao batismo, e ‘o Precursor’ porque pregou imediatamente antes de Cristo, anunciando-o.
Iniciou suas atividades religiosas no ano 15 do imperador Tibério, pregando nas margens do rio Jordão. Segundo os Evangelhos, João Batista alertava o povo para a aproximação da vinda do Messias e insistia na preparação pela penitência, para esta vinda. Sua missão termina na fortaleza de Maquerunte, onde foi degolado por ordem de Herodes Antipas.

nova brescia_festeja_1nova brescia_festeja_2nova brescia_festeja_3

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Câmara de Vereadores de Nova Bréscia presta homenagens

E-mail

 

Mesmo com o frio e a chuva da noite de quarta-feira, dia 4, a comunidade, familiares e autoridades políticas, lotaram a Câmara de Vereadores para acompanhar a sessão de homenagens do Legislativo.
Na ocasião, dois moradores foram agraciados com placas de reconhecimento. O motorista Ireno Segabinazzi , de 55 anos,tem um longa história de atuação na comunidade. Além de ter sido vereador por duas gestões, Irineo conta com 34 anos de serviços prestados, sendo o motorista que está há mais tempo em atividade na Prefeitura Municipal. Destas, mais de três décadas no ramo, duas foram servindo a Secretaria de Saúde, realizando o transporte de pacientes para grandes centros do Estado. “No meu trabalho, só conquistei amigos, desempenhando minha função com dedicação e respeito. Sou o primeiro servidor público a receber este título, mas nem por isso quero ser o melhor. Quero agradecer aos vereadores, aos amigos e, principalmente, a minha família, que sempre esteve ao meu lado e sempre me apoiou”, afirmou Ireno.
O outro homenageado da noite foi o piloto Ricardo Zambiasi, o Sekinha, de 26 anos, que, em 2013, conquistou o título de Campeão Gaúcho ANKER de Enduro FIM, categoria E4 Motos Nacionais. Em seu pronunciamento, Sekinha agradeceu a presença de todos e convidou a comunidade a participar do evento de outubro. “Fui convidado para a etapa nacional do campeonato, mas os altos custos do esporte me impediram de participar. No entanto, conseguimos que Nova Bréscia tenha uma etapa do circuito nacional, que ocorre nos dias 11 e 12 de outubro. Vai ser a única etapa do Estado, espero que todos participem e prestigiem essa conquista”, afirmou.
O prefeito Gilnei Agostini parabenizou os dois homenageados e agradeceu pelos serviços prestados ao município. “Ao Sekinha, agradeço por elevar o nome de Nova Bréscia tão alto neste esporte e o parabenizo pela conquista.
Ao Ireno, amigo e ex-vizinho, posso testemunhar o quanto ele trabalha, às vezes, saindo de madrugada e voltando à noite, com veículos que não eram tão confortáveis, mas sempre com carinho e respeito”, enfatizou.

camara de_vereadores_de_nova_brescia_1camara de_vereadores_de_nova_brescia_2camara de_vereadores_de_nova_brescia_3

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Fieis fazem peregrinação em honra a Madre Assunta

E-mail

Fieis de diversos lugares estiveram em Nova Bréscia no domingo, dia 1º de junho, para homenagear a Madre Assunta Marcheti. Entre religiosos e devotos da irmã, encontravam-se as irmãs missionárias Scalabrinianas, que a consideram um marco e um modelo incansável de missionariedade e dedicação no serviço da caridade. O sol, que surgiu discretamente, permitiu e abençoou a caminhada em procissão, que saiu da frente do Hospital São João Batista e seguiu até o Colégio, finalizando com a chegada na igreja para uma celebração festiva. Natural da Itália, a irmã morreu em 1948, aos 77 anos, em São Paulo, mas trabalhou em diversos municípios, entre os quais, Nova Bréscia, onde atuou por dois anos. Como forma de homenagem, uma encenação com atores locais reproduziu a saga da religiosa, que percorreu a Avenida Bento Gonçalves, contando com a presença de um expressivo número de devotos. A irmã Renata Biasibette, que conduziu o espetáculo, afirmou que a Madre Assunta desempenhava diversas funções, entre elas, parteira e professora para as crianças. “Era uma pessoa caridosa, que só pensava em promover o bem”. De Nova Bréscia, as homenagens seguem em Farroupilha, onde no dia 29 de junho acontece mais uma peregrinação. Também o município de Bento Gonçalves foi agraciado pelas boas obras de Madre Assunta Marchetti e como forma de homenageá-la, para o dia 17 de agosto está sendo preparada mais uma peregrinação.

fieis fazem_peregrinacao_1fieis fazem_peregrinacao_2

 

A beatificação
No dia 9 de outubro de 2013, foi reconhecido pelo Papa Francisco, o milagre atribuído à intercessão da Venerável Maria Assunta Caterina Marchetti, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo- Scalabrinianas. O Papa Francisco autorizou à Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto referente ao milagre acontecido em 1994, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre RS. O Senhor Heráclides Teixeira Filho, já diagnosticado com morte cerebral, recobrou os sentidos, voltou à vida, sem nenhuma seqüela de suas funções vitais e intelectuais, após sua esposa e uma religiosa terem invocado a intercessão de Madre Assunta.
Em janeiro desde ano, a Secretaria do Estado do Vaticano divulgou o documento contendo a autorização dada pelo Papa Francisco para que a celebração do Rito da Beatificação da Venerável Serva de Deus Madre Assunta Marchetti, seja realizado em 25 de outubro, na cidade de São Paulo.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 45