Jornal Antena - Encantado RS

Wednesday, Aug 23rd

Last update04:34:25 PM GMT

Você está na seção:

Nova Bréscia

Filó resgata cultura italiana

E-mail

 

Uma multidão prestigiou o filó realizado em Nova Bréscia no dia 28 de julho. A organização do evento ficou aos cuidados da secretaria da Agricultura e da Emater/Ascar-RS. O filó que integrou a comunidade local e regional era de forma compartilhada, onde as pessoas levaram um prato para em grandes mesas serem degustados pelos presentes.
O prefeito Marcos Martini, ressaltou a importância em referenciar as tradições e a cultura italiana para que os costumes não se percam nas novas gerações. Agradeceu a presença de todos em especial as autoridades do G10 presente ao evento.
A invernada do CTG Paixão Cortês realizou uma apresentação demonstrando a chegada dos imigrantes italianos no Brasil. Após todos aproveitaram para se deliciar com as guloseimas, onde a polenta e queijo era o destaque. Mas além disso muitas conversa e lembranças num grande momento de integração.

filo resgata_a_cultura_1filo resgata_a_cultura_2filo resgata_a_cultura_4filo resgata_a_cultura_5

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Hoje tem filó em Nova Bréscia

E-mail

 

A Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura juntamente com a Emater RS-Ascar e STR realizam hoje à noite um filó italiano como forma de homenagear a todos os colonos e motoristas do município.
O evento inicia a partir das 19h30min, no ginásio municipal de esportes, onde a entrada é um prato típico italiano, para compartilhar com os demais participantes.
A administração estará dando um suporte, mas é necessário que todos colaborem para que o evento tenha êxito e que todos saiam satisfeitos. Então vá e participe, pois com certeza a comilança será farta e o cardápio também.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Grupo de PCD´s do CRAS Nova Bréscia visita o Centro Administrativo

E-mail

 

Idealizada pela estágiária do CRAS, Sandra Caumo, a visita foi uma oportunidade para o grupo conhecer as dependências do Poder Público Municipal, bem como o conhecimento do trabalho realizado em cada setor.
O grupo, formado atualmente por 12 participantes, reune-se mensalmente sob a assistência da Psicóloga Fabrine Taffarel, onde realizam diversas atividades, como oficinas de integração e passeios. Anualmente é realizado o Baile de integração de PCD´s, que neste ano acontece em Coqueiro Baixo.
A presença dos familiares de muitos deles, seja nos encontros ou nas oficinas em geral, é essencial para o alcance da total integração dos participantes com as atividades.
Sandra destaca que até mesmo a visitação faz com que os participantes se sintam valorizados, uma necessidade sempre presente na sociedade.
Questionada sobre o trabalho realizado com o grupo, Sandra é categórica: “Eu adoro eles”.

grupo de_pcds

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

STR comemora 50 anos

E-mail

 

O sábado, dia 20 de maio, foi dedicado à comemorações em Nova Bréscia. Isto porque o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município comemorou 50 anos de história. Para marcar a data, a entidade realizou uma festa que contou com diversas atividades.
A programação começou com de missa de Ação de Graças realizada na Igreja Matriz São João Batista, quando ex-presidentes e representantes da Fetag foram homenageados. Após um delicioso almoço servido no Salão Paroquial, a tarde foi animada por baile. A celebração contou com a presença do padre Luís Possebon, que era o pároco de Nova Bréscia na época da criação do STR.

 

O Sindicato
Fundado em 20 de maio de 1967, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Brésciaconta, atualmente, com 600 sócios. Nestas cinco décadas de história, a entidade lutou muito por seus associados, conseguindo diversos benefícios para agricultores e municípios
Um bolo especialmente preparado foi servido aos presentes, mas não sem antes um caloroso canto de parabéns, onde presidentes, ex-presidentes, o vice-presidente Ivo Krieguer, autoridades, comunidade e demais envolvidos ressaltaram votos de mais muitos anos à entidade.
Durante o evento, o presidente do STR de Nova Bréscia, CelitoTuratti e o secretário Nacional de Políticas Agrícolas e Agrária, Sérgio de Miranda, assinaram um termo que coloca o sindicato de Nova Bréscia como membro da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Um placa com o nome de associados que fizeram parte da diretoria e ajudaram a entidade nestas cinco décadas foi destaca na celebração.
O presidente do STR de Nova Bréscia, Celito José Turatti, lembra da importância da entidade nos primeiros anos após a sua criação e da dificuldade que era realizar os serviços na época. “O STR foi criado quando o município tinha apenas dois anos. Naquela época, chegava a ser mais importante que a prefeitura. Nestes 50 anos, alguns serviços foram repassados para a Administração, mas a importância do STR segue a mesma em um município onde temos uma economia essencialmente agrícola”.
JatirMezacasa também esteve presente no evento, onde foi homenageado. Ele foi o primeiro presidente do STR de Nova Bréscia, e viu o início da entidade. “As dificuldades naquele tempo eram muitas. Formar um sindicato não era fácil, mas contamos com o apoio da igreja. Todas as dificuldades, o trabalho, valeram a pena. O sindicato é parte fundamental para a classe, para conquistas. Vejo que hoje, o STR já atingiu muitas metas, e vai além. Me sinto feliz, pois é visível que a semente lançada há 50 anos está crescendo muito bem”, comenta Mezacaza, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais durante 12 anos.

str comemora_50

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 69