Jornal Antena - Encantado RS

Saturday, Mar 25th

Last update05:24:29 PM GMT

Você está na seção:

Nova Bréscia

Cras realiza encontro para os noventões

E-mail

 

Eles têm histórias para contar. Reunidos, têm séculos de vivências. E o resumo de tanta “bagagem” são sorrisos. No 3º Encontro do Noventões, realizado no dia 1º de dezembro, eles tiveram uma tarde mais do que especial. Música, apresentações de dança, momentos de religiosidade e uma roda de conversas com muitas experiências para serem partilhadas.
O evento, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Bréscia, reuniu os “noventões” do município. O padre José Grilli promoveu um momento de religiosidade, sendo ouvido pelos presentes. Logo depois, apresentações artísticas do jovem Luís Felipe da Rocha (12), que encantou o público com sua apresentação de gaita. Os adolescentes do CTG Paixão Côrtes também mostraram seu talento com a apresentação de músicas gauchescas, em um belo encontro de gerações.
Na plateia, idosos atentos de olhares curiosos. Doze, dos 21 noventões atendidos pelo município estiveram presentes, acompanhados de amigos ou familiares, para prestigiar o evento realizado anualmente. Todos os noventões receberam ainda um mimo da equipe: uma caneca personalizada.
As idealizadoras e atendentes do projeto, Marcia Lorenzon, a secretária da Assistência Social da gestão anterior, Salete Agostini e a assistente social, Inelbe Lorenzon Tumelero, destacaram que o projeto também atende cerca de 150 pessoas em casa, com visitas periódicas para garantir o bem-estar físico e emocional dos idosos.
O título longevidade do encontro ficou com dona Romilda Ursola Vian. Aos 99 anos, ela foi acompanhada da nora Lurdes Vian (60), que conta que a sogra está bem. “Ela caminha, pega no braço de alguém e vai ao mercado. Se você se descuida, ela volta sozinha”, brinca. Mãe de sete filhos (um falecido), ela tem 13 netos e cinco bisnetos, e já adianta: “Faço 100 anos em fevereiro”.
Quem esbanja simpatia e disposição é seu Júlio Villa, de 91 anos. “Noventa e um e meio”, ele corrige. Viúvo há poucos anos, ele não descuida da família: tem nove filhos e 15 netos. “Os bisnetos estão começando agora”, conta. Viajado, ele narrou na roda de conversa uma de suas viagens de avião, quando foi ao casamento do neto, em outro Estado. Em casa, ainda arranja disposição para cuidar da horta. “Cuido da horta, planto vários legumes, saladas e distribuo para os vizinhos”. Seu Fausto Delazeri (92) foi ao encontro acompanhado da irmã Alice, que não está na classe dos noventões, mas sempre acompanha o irmão. Dona Alice, de 85 anos, sempre cuidou dos irmãos, que nunca casaram. Na família de quatro filhos, sobraram Dona Alice e seu Fausto, que moram juntos e sempre comparecem aos encontros.
Nos encontros, a família pode ir unida, como é o caso da família Valer. Nilo Valer (90) e a esposa Olívia (90) foram prestigiar o evento. A filha Marli Turatti (57) acompanhou os pais. Nascidos em Tigrinho Alto, o casal está casado há 67 anos, tem nove filhos, sendo um já falecido, 18 netos e quatro bisnetos. Marli garante que o pai ainda é bem ativo. “O pai capina, cuida da hortinha dele. Planta feijão, tomate e cuida de tudo. Se deixar, esquece de sair da horta”, conta.
Sempre de sorriso no rosto, dona Elzira Vendramin, no auge dos seus 92 anos, cumprimenta um por um dos amigos noventões. Acompanhada de uma amiga, ela percorreu o salão estreitando laços de amizade e está sempre presente nos encontros. Viúva, mãe de nove filhos (um falecido), ela tem 12 netos e quatro bisnetos. “São dois meninos e duas meninas. Um deles já tem 18 anos”, destaca, orgulhosa. Dona Elzira conta que ainda busca uma companhia. “Sempre venho. Até tenho esperança de arrumar um namorado. No outro encontro até mandei fazer um vestido bonito, pra ver se arrumava um namorado, mas não foi desta vez”, brinca.
Neste grupo, os integrantes colecionam histórias, algumas alegres, outras nem tanto. Entre um abraço e um aperto de mão, vão perpetuando suas experiências, acumulando carinhos e deixando marcas de quem chegou a nove décadas de vida ainda com muito amor e orgulhosos do que construíram.

cras realiza_encontro

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Nova Bréscia é o mais novo Município a aderir ao SUSAF

E-mail

 

No dia 26 de dezembro, o município de Nova Bréscia recebeu o certificado de adesão ao SUSAF das mãos do diretor administrativo da SEAPI, Carlos Carvalho, do diretor do departamento de defesa agropecuária, Antônio Carlos Ferreira Neto e do chefe de divisão do DIPOA, Vilar Gewehr. Nova Bréscia foi o 20º município do estado a conquistar a Adesão ao SUSAF. O SUSAF permite que agricultores familiares e indústrias que trabalham com produtos de origem animal passem a vender para todo o Estado. Na oportunidade foi entregue aos representantes do município um veículo para uso de ações do Serviço de Inspeção Municipal.
A implantação do SUSAF permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA).
Para que os municípios obtenham, de forma voluntária, a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à SEAPA dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.
O município possui dois estabelecimentos com indicação favorável para o uso do selo SUSAF, que são o Abatedouro Belmonte e a Agroindústria Mezacasa, que poderão comercializar seus produtos em todo o Estado.
A Administração Municipal e a Secretaria da Agricultura agradecem a todos os envolvidos nesta mais nova conquista para o nosso município.

nova brescia_e_o_mais_novo

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Martini e Lorenzon assumem Executivo de Nova Bréscia

E-mail

 

A solenidade de posse da nova legislatura do Executivo e do Legislativo de Nova Bréscia ocorreu no domingo, dia 1º de janeiro, no auditório da prefeitura. O prefeito Marcos Martini (PDT) e o vice-prefeito Adilar Lorenzon (PMDB) assumiram o trabalho como novos gestores do município.
A cerimônia também empossou os vereadores eleitos e reeleitos no pleito de outubro de 2016. Tomaram posse Rodrigo Antônio Viecelli (PP); Cristiano Carlos Laste (PP); Leandro Dadalt (PP); Gabriela Alves Laste (PP); Diego Berti (PMDB); Elisabete Mônica Cigolini (PDT); César Spessatto (PP); Gerci Inês Vendramin (PSDB); Diogo Carlos Delazari (PMDB). Após a eleição, foi anunciada a mesa diretora: Rodrigo Antônio Viecelli, como presidente; César Spessatto, como vice; e Diogo Carlos Delazeri, como secretário.martini e_lorenzon_assumem_2

martini e_lorenzon_assumem_1

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Condomínio Bonfanti em atividade

E-mail

 

A Granja de Suínos Bonfanti, localizada na localidade de Jacarezinho Alto, Nova Bréscia, já está em pleno vapor, com alojamento de matrizes. O empreendimento que custou mais de R$ 6 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento o Extremo Sul (BRDE), deverá alojar em sua totalidade assim que os dois galpões estiverem em atividades, 2.500 matrizes, com expectativas de darem a luz a 70 mil leitões ano.
O projeto é dividido em dois galpões e o primeiro já está pronto para receber 1.400 matrizes de suínos, sendo que as fêmeas chegam em lotes de 165 animais por etapa, pois é necessário um período de adaptação por parte das fêmeas, até que habituam-se ao sistema da granja que trabalha baseado na normas de bem-estar animal. Após elas serão encaminhadas para baias individuais onde serão inseminadas e em alguns dias são colocadas em uma área coletiva, onde passarão os 110 dias da gestação.
O galpão é totalmente climatizado e informatizado, onde os 12 comedores automáticos liberam a quantia exata de ração a cada suíno. A família Bonfanti preocupa-se com a saúde animal e também com o meio ambiente, por isso implantou um sistema de tratamento de dejetos suínos, o qual é transformado em energia que é usada na granja. Eles agradecem a atual administração de Nova Bréscia que acreditou no investimento, dando incentivos necessários para sua implantação.

condominio bonfanti

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 66