Jornal Antena - Encantado RS

Sunday, Apr 23rd

Last update09:52:13 PM GMT

Você está na seção:

Nova Bréscia

Nova Bréscia inaugura capitel de madre Assunta Marchetti

E-mail

 

Uma cerimônia emocionante marcou a inauguração do capitel de madre Assunta Marchetti em Nova Bréscia, quando cerca de 600 pessoas acompanharam a solenidade. A cerimônia realizada no domingo ensolarado do dia 2 de abril, preparada pelas irmãs scalabrinianas, relembrou as ações da religiosa no município, e contou com público vindo de 19 municípios do Estado.

O capitel
Localizado ao lado da Igreja São João Batista, no Centro do município, a obra foi criada pelo arquiteto voluntário Marcelo Nedef, com a coordenação de Mauro Zambiazi. A tia de Mauro, Ida Zambiazi, antes de falecer, em abril de 2016, doou R$ 50 mil para a construção do capitel. A construção levou cinco meses para ficar pronta – de 31 de outubro a 31 de março.
Junto com a imagem de madre Assunta, foi colocada uma relíquia do seu corpo. O local servirá para orações, pedidos e agradecimentos dos fiéis.

Paradas
A cerimônia de inauguração do capitel foi realizada em paradas ao redor da Praça do Imigrante, “relembrando as caminhadas abençoadas, as palavras de conforto, os gestos de caridade vividos, encarnados por aquela missionária italiana que aqui viveu junto às primeiras famílias de imigrantes italianos”, anunciava o mediador da solenidade.
A primeira parada aconteceu na Escola Estadual Nova Bréscia; a segunda foi feita no Hospital São João Batista e a última, em frente ao capitel. Em cada uma das pausas, os fiéis rezavam, cantavam e relembravam a vida da madre. Após a bênção do capitel, a procissão seguiu à igreja, onde ocorreu uma celebração eucarística.

O milagre
O milagre atribuído à religiosa ocorreu em Porto Alegre, em 1994. Um homem que estava internado no Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha, devido a um ataque cardíaco, passou pelo tratamento adequado e recebeu alta. Alguns dias depois, ele foi novamente internado, com o mesmo problema. Passou por uma cirurgia, onde sofreu uma grave parada cardíaca, que durou mais de 15 minutos. Algumas irmãs da Congregação Venerável Serva de Deus, sabendo da situação do paciente, dirigiram uma fervorosa oração à madre, pedindo a cura do paciente. O homem apresentou melhoras e exames mostraram que ele estava recuperado, sem nenhuma sequela, vivendo por mais 18 anos.
O relato de testemunhas e os exames do paciente foram usados como documentos para pedir a beatificação da religiosa, assinado pelo papa Bento XVI. Em outubro de 2014, madre Assunta Marchetti foi beatificada. Seu processo de canonização está sendo conduzido pela scalabriniana Leocádia Mezzomo, que esteve presente na inauguração do capitel.

Madre Assunta Marchetti
Assunta Marchetti nasceu em Lombrici de Camaiore, Itália, em 15 de agosto de 1871. Desde criança, almejava uma vida de total dedicação e entrega a Deus. No entanto, os afazeres domésticos, a mãe enferma e a morte prematura do pai impediram a realização imediata de seus anseios. Em 1895, resolveu aceitar o pedido de seu irmão, o padre José Marchetti, a segui-lo em sua missão no Brasil para cuidar dos órfãos dos emigrantes italianos.
Juntamente com a mãe e mais duas jovens, foi apresentada a João Batista Scalabrini, constituindo, assim, as “Servas dos Órfãos e Abandonados”. Era o dia 25 de outubro de 1895. Para madre Assunta, Jesus estava presente nos pobres, nos órfãos, nos doentes e nos migrantes. Sentia-se feliz e “honrada de ter sido chamada ao apostolado”, ao serviço de caridade aos mais desfavorecidos. Dedicou sua juventude aos pequenos, sendo a mãe daqueles que a tinham perdido pela orfandade. Desejava, no seu coração, encerrar seus dias terrenos junto aos seus prediletos, os orfãozinhos.
As Irmãs Missionárias Scalabrinianas têm em Madre Assunta um modelo de incansável missionariedade e corajosa dedicação no serviço da caridade.Um grave ferimento na perna provocado durante o atendimento a um enfermo originou longos anos de sofrimento. Veio a falecer no Orfanato de São Paulo, Brasil, em 1º de julho de 1948.nova brescia_inaugura_2

nova brescia_inaugura_1

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Vereadores brescienses reivindicam melhorias na ERS 425

E-mail

 

Na última sessão do legislativo bresciense, todos os edis assinaram um ofício o qual foi encaminhado ao coordenador do 11º Distrito do DAER, em que solicitam soluções para os problemas encontrados ao longo da ERS 425, que liga o município a Encantado. Eles pedem que seja feita uma ação com o fechamento dos buracos existentes ao longo da via, que não são poucos, e ocasionam acidentes e danos aos motoristas. Além disso, é urgente que sejam feitas roçadas e a pintura da sinalização ao longo de todo o trecho, pois em muitos pontos o mato toma conta e a sinalização é inexistente.
A RS 425 recebe diariamente um grande fluxo de veículos de cargas. Ela é de suma importância para Nova Bréscia, que é o maior produtor de frango do Estado e precisa escoar a produção não somente do município, mas também da cidade vizinha de Coqueiro Baixo.

veredores brescienses_reivindicam

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Martini faz a readequação em secretarias

E-mail

 

Nestes primeiros três meses à frente do Executivo Municipal de Nova Bréscia, o prefeito Marcos Martini diz que foi um período de adaptação e reorganização, pois não é só o país que vive um momento de turbulência, todo o setor público o está vivendo e para isso é necessário muita cautela nas atitudes a serem tomadas.
Na questão da formação de sua equipe de trabalho, ele busca repatriar ex-alunos para compor seu quadro, oportunizando para que o jovem permaneça em sua terra natal. E neste quesito busca alternativas e atrair novas empresas que atenda a demanda destes jovens. Para tal, quer implantar no município um distrito industrial.
Priorizando sempre o agricultor, pois é a base da economia do município, busca a diversificação de culturas e trabalha com um olhar especial nas melhorias das estradas e na questão de silagem que este ano aumentou a produção em 40%.
Nuclearizando as secretarias da saúde e educação, onde os secretários Fabiano Lemos da saúde começou a atender junto à Unidade Básica, e a secretaria da educação irá para o complexo escolar, irá facilitar o atendimento às pessoas além de diminuir os custos com aluguéis.
A implantação de uma central de projetos e de compras irá proporcionar economia e agilidade, pois segundo o prefeito Martini “hoje é necessário com menos fazer mais e buscar as soluções dos problemas trabalhando sempre conforme a legislação”. Para ele, vale mais um não bem explicado do que um sim que nunca acontece, se referindo as coisas que não são possíveis de fazer neste momento em que se vive uma das maiores recessões econômicas do país.

martini faz_a

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Uma festa para elas

E-mail

 

Em Nova Bréscia as mulheres também tiveram um evento especial para elas. A tarde de 15 de março começou animada com o acolhimento do prefeito Marcos Martini e da equipe da Assistência Social e Saúde, coordenados pelos secretários Andréia Martini e Fabiano Lemos e a coordenadora do CRAS, Márcia Garibotti Lorenzon. Após, elas dançaram e se divertiram com o grupo do CRAS e o teatro da Linha Estefânia, que arrancou muitas gargalhadas das participantes que lotaram as dependência do auditório do Centro Administrativo. A professora e pedagoga Eliane Rech Bassani palestrou falando sobre a luta das mulheres e o seu empoderamento.
Após um delicioso coquetel foi servido, regado de muitos brindes que foram distribuídos. As mulheres ainda tiveram uma sessão de beleza com maquiadoras embelezando-as ainda mais.

uma festa_para_elas

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 67