Jornal Antena - Encantado RS

Saturday, Jul 30th

Last update10:06:42 PM GMT

Você está na seção:

Nova Bréscia

Cras busca qualidade de vida através de diversas ações

E-mail

 

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Nova Bréscia promove uma série de atividades através dos serviços, projetos e programas oferecidos, que buscam o bem-estar e a qualidade de vida da população de quase 3.200 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2010. As ações envolvem desde crianças e adolescentes até idosos, que encontram nas oficinas e encontros momentos de aprendizado e descontração.

Bolsa Família
Uma das metas do Cras de Nova Bréscia é diminuir ainda mais o número de beneficiários do programa Bolsa Família no município. Há 10 anos, o número de famílias cadastradas era de 86. Hoje, são sete famílias. Para a diminuição destes beneficiários, o Cras visa garantir o acesso ao trabalho, que é um direito de todo cidadão, incentivando a independência financeira e a autonomia da família.

Para Idosos
O trabalho realizado pelo Cras de Nova Bréscia com o grupo de idosos do município é bastante amplo. As atividades variadas contribuem para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
O Serviço de Proteção no Domicílio às pessoas idosas, realizado por uma assistente social, é uma destas atividades. A ação, realizada desde 2014, o serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares dos idosos em situação de vulnerabilidade social, ouvindo e gerenciando as necessidades dos atendimentos. Quando necessário, a assistente social realiza o encaminhamento dos idosos para os serviços que eles necessitam, como saúde. Atualmente, são atendidos 145 idosos neste serviço.
O Encontro de Noventões também é uma atividade para reunir os mais velhos entre os quase 700 idosos do município. Em 2015, na segunda edição do evento, realizada em dezembro, foram convidados 18 “noventões” .
Além destes, existe ainda o encontro mensal nas comunidades e dois encontros no centro. Cada uma das 12 comunidades participa. Algumas, em virtude do baixo número de idosos, realizam os encontros em parceria com localidades vizinhas, mas ninguém fica de fora. No final do ano, uma grande festa é preparada para a integração de todos os idosos do município que participam, é realizada na sede do Cras.

Artesanatos
Desde 2013, as idosas do município ainda contam com um encontro semanal, realizado na antiga sede do Cras, para realizar trabalhos de artesanato. Além de trabalharem as mais diversas peças, as senhoras ainda vivenciam trocas de experiências, criam amizades e vínculos. Além disso, em épocas de eventos festivos, como Páscoa e Natal, elas auxiliam na decoração das ruas da cidade.
Recentemente, as idosas confeccionaram mantas com retalhos doados pela empresa Confecções Tefem. As peças foram entregues nas escolas municipais Madre Assunta e Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz.

Arte em Pintura
Com encontros semanais, o Arte em Pintura é intergeracional, ou seja, voltado a público de todas as idades. As atividades ocorrem na antiga sala do Cras e também proporcionam a troca de experiências entre os participantes.

Educação Preventiva e de Valores
Duas vezes por semana, na sede do Cras, crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos de idade participam de atividades que visam à educação preventiva e de valores, ministradas por uma psicóloga, entre os assuntos trabalhados está a dependência química. Recentemente, o grupo esteve em Encantado, onde visitaram a Clínica Terapêutica Novo Começo, para entender os riscos que correm as pessoas ao se envolverem com o álcool e ou drogas e ver como é feito o tratamento para quem é dependente.

Crescendo com a Ginástica
Realizado para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 12 anos, os encontros ocorrem diariamente (com turmas diferentes) em turno inverso ao escolar. Os 65 participantes têm aulas de ginástica artística e de trampolim no Cras. Além de ser uma atividade saudável e importante para o desenvolvimento dos alunos, é realizado anualmente a Copinha de Ginástica, que também é motivo de alegria. Na oportunidade, os participantes são assistidos e avaliados por um professor da Univates, que recentemente esteve em Cuba para um curso, tendo sido o único brasileiro a ser selecionado para esta capacitação,também será árbitro nas Olimpíadas do Rio 2016.
Além da ginástica, o vôlei também é ofertado aos alunos de 12 a 17 anos, uma vez por semana, também em turno inverso ao escolar.

Projeto Mercado de Trabalho
Anualmente, os alunos do último ano do Ensino Médio têm a oportunidade de realizar um teste com a psicóloga do Cras e a visitação às feiras das profissões da região, para prepará-los na escolha da profissão.
Grupo PCD’s
Os integrantes do grupo de Pessoas com Deficiência (PCD’s) e seus familiares recebem mensalmente a atenção da equipe técnica do Cras. O trabalho realizado visa garantir os direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

Atendimentos
Além dos serviços, projetos e programas, é realizada a acolhida e atendimentos individuais, que acontecem na prefeitura.

Eventos
OCras possuiu também um calendário fixo de eventos. Em abril, ocorre a Gincana da Integração, que faz parte dos festejos de aniversário de Nova Bréscia. Em dezembro, a integração dos Noventões, voltado aos mais idosos do município,a integração dos grupos do PAIF que envolve os Idosos do município e no que se refere a esportes, a Copinha de Ginástica, movimentando os atletas do município.
Este ano, ainda, Nova Bréscia irá sediar o Baile Regional dos PCD’s, que será realizado no dia 25 de agosto, paralelamente às atividades alusivas da Semana das Pessoas com Deficiência. Na oportunidade, cerca de 200 pessoas oriundas dos municípios da região devem comparecer ao encontro. Há também a realização de palestras, feitas através da parceria com a Secretaria Municipal da Educação e da Saúde. E através do SENAR e STR são realizados diversos cursos.

Constante atualização
A Assistência Social de Nova Bréscia, além de buscar sempre atender com esmero os usuários, pensa, também, em proporcionar cursos de capacitações à sua equipe. Em abril deste ano, uma das colaboradoras esteve em Florianópolis, Santa Catarina, participando do 5º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social. Na ocasião, o município foi escolhido para apresentar as suas vivências no setor, tido como exemplo no que se refere à proteção básica. Para melhor atender as família cadastradas no Cad Único, foi proporcionado também, em junho, a capacitação com 40 horas de duração. Outras capacitações foram feitas ao Conselho Municipal da Assistência social e aos membros do Conselho Tutelar.

cras busca_qualidade

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Bresciense conquista título esportivo na Itália

E-mail

 

Ana Carolina Caliari Sestari (20) saiu de Nova Bréscia para dar vasão ao seu talento esportivo. Há quase dois anos, a jovem está morando na Itália, onde atua como goleira, e o primeiro título em solo estrangeiro veio recentemente: em 2 de junho, a equipe de Montesilvano – time da bresciense – venceu o Campeonato Italiano de Série A D’Elite do futsal feminino.
A competição integra as 20 melhores equipes da Itália, e contou com transmissão ao vivo pela televisão italiana. A final ocorreu entre Montesilvano e Isolotto Firenze.

O início
Ana Carolina demonstrou interesse pelo esporte ainda criança. “Comecei a jogar em Nova Bréscia com o CFM quando tinha 8 anos. Já daí eu gostava muito de futebol”, lembra. Sua ida para Itália ocorreu por intermédio de um amigo, que a levou para Europa e hoje é o procurador da jogadora.
A jovem, no entanto, tem um amor especial pelo país. “Não considero a Itália solo estrangeiro, mas considero minha casa”, explica. O título conquistado no mês passado deixou a bresciense radiante. “Claro que tem um gosto especial considerando que esse é o primeiro ano que pude jogar e pela minha idade”, destaca.

Longe de casa
Além dos treinos e competições, Ana Carolina dedica parte de seu tempo a estudar. “Estou fazendo um curso de italiano, para conseguir aprender melhor o idioma”.
Os pais - Milton e Elizandra Sestari- e o irmão de Ana Carolina moram em Nova Bréscia, e a atleta aproveita as férias para visitá-los. “Eu volto para casa uma vez ao ano, quando na Itália estamos de férias, o que acontece em julho e agosto”, conta. A saudade aperta, mas a jovem já aprendeu a lidar com isso. “Eu já estou acostumada com a saudade, porque saí de casa com 14 anos pra morar em Santa Catarina e poder jogar, mas claro que ver toda a família só dois meses ao ano é muito complicado. Perdi muitas coisas da minha vida, o crescimento do meu irmão, as suas conquistas e é isso que me faz sentir falta de casa”, comenta.
Apesar da saudade, no entanto, Ana Carolina diz que não pretende voltar em breve para o Vale do Taquari. “Pretendo jogar por muito tempo ainda, mas em um futuro não muito próximo, talvez, eu volte”, finaliza.

bresciense conquista_titulo

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Comunidade festeja centenário da Paróquia São João Batista

E-mail

 

O dia 26 de junho foi de tripla comemoração em Nova Bréscia. Um dos motivos são os festejos de São João Batista, padroeiro do município, comemorado em 24 de junho; o outro, o centenário da Paróquia de mesmo nome e o terceiro, o cinquentenário de ordenação do frei Isaías Borghetti.
As comemorações tiveram início com missa festiva, realizada em uma igreja lotada. Além do pároco de Nova Bréscia, José Grilli, os padres de Travesseiro e Pargentino Pivatto e o de Frei Nilmar Gatto juntamente com o frei Isaías, realizaram a celebração eucarística. Com 79 anos de idade, o frei capuchinho comemorou cinco décadas de sacerdócio, depois de receber o convite da comunidade. A mãe do religioso, Assunta Macagnan Borghetti, era natural do município. “Foi um convite irrecusável”, afirmou, lembrando que a primeira missa após sua ordenação foi celebrada em Nova Bréscia, em janeiro de 1966.
O religioso ainda recebeu do prefeito Gilnei Agostini e da primeira-dama, Salete Agostini, uma placa de prata que o parabenizam pela data. Assim como o padre José Grilli recebeu uma placa comemorativa ao Centenário da Paróquia.
O frei, retribuindo o gesto, deu ao casal, ao pároco e ao presidente da Câmara de Vereadores, um pôster da torre da igreja matriz. “É uma imagem que mostra a força do catolicismo em Nova Bréscia e que, para mim, é a que mais representa a característica da população do município”, enfatizou.
Depois da peregrinação da imagem de São João Batista percorrer todas as capelas pertencentes à paróquia, a missa festiva contou com a imagem de todos os santos padroeiros das capelas do município de Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, simbolizando a integração das comunidades dos dois municípios. Após a celebração, uma procissão reunindo todas as imagens dos santos padroeiros das comunidades foi realizada ao redor da praça central.
O almoço festivo foi servido para mais de 800 pessoas que, em seguida, divertiram-se com o baile com música ao vivo.

comunidade festeja_centenario

 

A Paróquia São João Batista

a paroquia_sao_joao

 

As reuniões que culminaram na criação da Paróquia São João Batista tiveram início ainda em 1915. Em agosto de 1916, o bispo Dom João Becher decretou a construção da paróquia, nomeando o padre João Morelli como o primeiro pároco. Em 4 de fevereiro de 1917, teve início a construção do templo de 320m², todo feito em basalto. Em 1918, chegam as estátuas de São José, esculpida na Itália e doada por Silvester Daltoe; e a estátua do Sagrado Coração de Jesus, também esculpida na Itália e doada por Luiz Zambiasi.
Em 1919, chegam as irmãs Scalabrinianas Madre Assunta Marchetti, Atilia Angeli e Justina Camargo, que posteriormente foram autorizadas a coordenar a Escola Católica de Nova Bréscia. Em 1920, três pedreiros espanhóis deram continuidade à construção da igreja.
A primeira missa rezada na nova Igreja Matriz foi celebrada em 10 de abril de 1927. No ano de 1935, uma nova igreja foi construída, aproveitando parte dos materiais do templo já existente. Sem verba suficiente para esta obra, o povo se encarregou de doar a mão de obra.
Em fevereiro de 1956, foi inaugurada a nova Casa Canônica, e, no ano seguinte, em uma grandiosa festa em honra ao padroeiro, foi inaugurada a torre da Igreja Matriz. Quatro anos mais tarde, em 1960, três dias de comemorações marcaram a inauguração do salão paroquial. O cinquentenário da paróquia, comemorado em 1966, foi marcado por uma grandiosa festa. Três anos mais tarde, a comunidade realizou outra festividade para marcar os 50 anos das irmãs Scalabrinianas no município, agradecendo ao trabalho exercido por elas.
Foi na década de 1980, mais precisamente em 22 de abril de 1984, que os padres Carlistas entregaram a paróquia de Nova Bréscia ao bispo, depois de atuarem no município durante 69 anos. No mesmo dia, Victório Scopel assume como o primeiro padre diocesano da paróquia de Nova Bréscia. No final de 1986, as irmãs Carlistas entregam o Colégio Sagrado Coração de Jesus ao Estado, depois de 66 de comando da escola.
Em 1990, é realizada uma nova reforma no salão paroquial. Em agosto de 1996, iniciam-se as obras de restauração da Igreja Matriz, que foi concluída em quatro meses. Hoje, o pároco José Grilli, que atua na Paróquia, tem sob sua responsabilidade 16 capelas nas comunidades do interior de Nova Bréscia e Coqueiro Baixo, sendo que em Coqueiro Baixo, município emancipado de Nova Bréscia, São José é o Padroeiro da sede do município.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Prefeito, vereadores e funcionalismo têm aumento de 5,55%

E-mail

 

A Câmara de Vereadores de Nova Bréscia aprovou na sessão legislativa do dia 17 de junho, o reajuste de 5,55% sobre os salários dos servidores públicos e cargos eletivos municipais, que passa a vigorar a partir de 1º de junho.
Este aumento também foi estendido aos vereadores, prefeito e vice-prefeito e secretários municipais.
O salário de vereador passa a ser de R$ 2.483,15, do prefeito será de R$ 11.496,53; do vice R$ 4.598,61 e dos secretários municipais o valor será de R$ 4.108,20.
O Valor de Referência Municipal – VRM- também foi reajustado em 5,55%, passando a ser de R$ 418,80 , e em consequência disso, os conselheiros tutelares passam dos atuais R$ 793,56 para R$ 1.091,15, pois sua remuneração mensal equivale a 2,75 VRM.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 62