Jornal Antena - Encantado RS

Wednesday, Sep 20th

Last update03:37:11 PM GMT

Você está na seção:

Vale do Taquari

Cavalgada Farroupilha homenageia bispo Luiz Felipe de Nadal

E-mail

 

A Cavalgada Farroupilha chega a sua quinta edição neste ano, trazendo novidades. O evento terá início no dia 8 de setembro, com concentração em Santa Tereza, seguindo até o dia 10, quando chega ao seu destino final. Em 2017, a ação irá homenagear o bispo Dom Luís Felipe de Nadal, autor da Prece do Gaúcho, que se tornou quase um hino dos tradicionalistas.
A Cavalgada terá início no município de Santa Tereza, passando por Roca Sales e terminando em Encantado. Na Praça da Bandeira, no dia 10, ocorrerá a homenagem ao bispo, conforme explica um dos organizadores do evento, Marcos Nunes Corrêa. “Em Santa Tereza, faremos uma homenagem ao bispo e sairemos de lá com a Chama Crioula acesa. Passaremos por Roca Sales e, em Encantado, faremos uma missa crioula e rezaremos a Prece do Gaúcho em homenagem a Dom Luís Felipe”, explica.
O trajeto deve contar com a participação de cerca de 50 pessoas, mas a comunidade em geral está convidada a prestigiar a passagem da Cavalgada e a homenagem ao bispo.

Saiba Mais

 

Luís Felipe de Nadal nasceu em 1916, em Guaporé, na localidade hoje chamada de linha Dom Luís Felipe. Entrou no seminário aos 11 anos de idade, tendo sido ordenado sacerdote em outubro de 1939. Em maio de 1955, foi nomeado bispo para a Diocese de Uruguaiana. Foi ativo no meio radialista, criando e dirigindo vários programas, voltados à religião e às crianças.
Era considerado um “bispo gauchesco”, já que tinha grande amor pelo meio tradicionalista. Foi autor de diversas poesias e orações com termos gauchescos, entre elas, a Prece do Gaúcho. Em Passo Fundo, um Centro de Tradições Gaúchas leva o seu nome, em homenagem ao fato de ele ter sido o primeiro prelado a viver ativamente junto aos tradicionalistas.Dom Luís Felipe de Nadal morreu aos 47 anos de idade, vítima de um acidente aéreo ocorrido em 1963, próximo a cidade de Passo Fundo.

cavalgada farroupilha_homenageia

 

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Expoagas reúne empresas da região

E-mail

 

Um dos maiores eventos supermercadistas do Brasil, reuniu nesta semana, marcas, produtos e serviços que movimentam o empreendedorismo.
Durante três dias, no Centro de Eventos da Fiergs sediou a Expoagas, a 36º Convenção Gaúcha de Supermercados.
Nomes como Leandro Karnall e Serginho Groisman refletiram com humor e realidade a vida brasileira.
O Vale do Taquari marcou presença. Mais uma vez o empreendedorismo da região mostrou a sua potencialidade.
Um dos destaques da ExpoAgas foi a participação de Camile Bertolini, da empresa Gota Limpa, de Imigrante, no Espaço Agas Mulher. Camile e outras cinco participantes debateram a realidade do universo feminino hoje, na pauta anterior, desenvolvida pela palestrante Rachel Maia, CEO da Pandora Brasil.

expoagas reune_empresas

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Marcelo Rosenbaum palestra na Construmóbil

E-mail

 

Estão abertas as inscrições para a palestra Design Essencial, que será ministrada pelo designer Marcelo Rosenbaum durante a Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2017. O evento ocorre no dia 29 de setembro, às 16h, no Espaço Café do Pavilhão 1, no Parque do Imigrante, em Lajeado, e para participar é necessário o cadastro no site www.construmobil.com.br. As vagas são limitadas e o valor do investimento é de R$ 40,00, já inclusa a entrada na feira.
Rosenbaum é um exemplo prático da economia colaborativa, tema proposto por esta edição. Através do projeto A Gente Transforma, ele une talentos locais e modernas técnicas de arquitetura a fim de disponibilizar o design a serviço da sociedade. A Construmóbil 2017 é promovida em conjunto Acil e Prefeitura de Lajeado e se realiza entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro no Parque do Imigrante.

marcelo rosenbaum_palestra

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Vespasiano Corrêa respira tradicionalismo

E-mail

 

De 09 a 20 de setembro, o município de Vespasiano Corrêa realiza a sua tradicional Semana Farroupilha. O acampamento crioulo já está sendo montado ao lado da escola municipal e terá mais de 20 barracas à disposição da comunidade, como em anos anteriores.
Esta bela festa evidencia o culto às tradições gaúchas e relembra a Saga Farroupilha, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais, relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835,(hoje feriado estadual decretado a partir de 1995), quando homens armados liderados por Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos gaúchos como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
E para relembrar estes fatos hoje gaúchos de todas as querências realizam as suas semanas farroupilha para comemorar.
Em Vespasiano o evento inicia no dia 1º de setembro com a abertura da Semana Farroupilha com Missa Crioula e após show com Carol do Acordeon. A semana vai até o dia 20 de setembro, cujo o encerramento será com a Cavalgada Cívica, envolvendo todo o acampamento e a comunidade em geral. No transcorrer dos demais dias, muita música, churrasqueada, carreteiro, bife na chapa, será o som e aroma que tomará conta do acampamento. Como shows ainda haverá no dia 10 com o Grupo Família Gaúcha. No dia 11/09 com Neimar Balbinot e Grupo Alma Pampeana; no dia 12 Grupo Tchê Rio Grande; no dia 13 show com Grupo Garotos Fandangueiros e ainda gincana farroupilha com os alunos da escola estadual às 19 horas. No dia 14 apresentação do CTG Galpão do Gaitaço de São Valentim às 19h30min e o show com Paloma e Miqui. No dia 15 pela parte da manhã e tarde, momento cultural com alunos das escolas municipal e estadual; às 19h30min, apresentação do projeto de Música e show com Grupo Recordação Gaúcha.
Dia 16, show com o Grupo Karaguata e Galo Missioneiro; no domingo dia 17, show com Grupo Herança Farrapa; na segunda-feira, dia 18, show com o grupo Herança Farrapa e no dia 19, show com Grupo Rastro do Vento. Todos os shows são às 20h30min.

vespasiano correa_respira

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 98