Jornal Antena - Encantado RS

Tuesday, Jun 27th

Last update03:18:46 PM GMT

Você está na seção:

Doutor Ricardo

“Terra do Filó” reúne comunidade para confraternização

E-mail

A Semana Italiana em Doutor Ricardo aconteceu de 13 a 16 de maio,na Linha Bonita Baixa , reunindo mais de 1500 pessoas no evento que tem se tornado símbolo do município. Os destaques desse ano foram os mascotes “Filó” e “Filomena”, para a alegria dos presentes que aproveitaram para fazer fotos com o casal. “A Terra do Filó” reviveu a cultura italiana dos seus antepassados, levando para a comunidade um pouco da sua história e de seus costumes através do XII Filó e V Stimana Taliana, que vem destacando cada vez mais seus costumes, além de atrair visitantes e ex-moradores para os momentos de alegria e partilha destes eventos. Na gastronomia, as pessoas se deliciaram com a comida tradicional do filó. Os participantes levaram um prato típico para compartilhar,e junto a isso, comemoraram com muita festa. A cantoria italiana ficou com os grupos “Amicci Del Filó”, “Ragazzi dei Monti” e “Bodo e Jaque”. O pão de forno, feito por um grupo de mulheres da comunidade, também agradou os visitantes. Ocorreram também conversas com alunos das escolas municipais e estaduais com idosos sobre a cultura, hábitos, costumes e a convivência na época deles. A prefeita de Doutor Ricardo, Catea Rolante relatou sobre o evento da Stimana Taliana do município e se disse muito agradecida pela participação de todos. “É a nossa tradição, nossa cultura, que não podemos deixar de lado”, pontuou.

terra do_filo_reune_1terra do_filo_reune_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Habilitação para próteses dentárias

E-mail

 

Através da portaria 1289, de 25 de maio de 2017, do Diário Ministério da Saúde, liberou recursos para confecção próteses dentárias no município de Doutor Ricardo. São vinte próteses dentárias mensais, até o valor de R$7.500 mensais. A contrapartida do município são os profissionais para moldagem das próteses.
Já existe uma lista de interessados na Unidade de Saúde que será respeitada. Os interessados que necessitarem de próteses devem procurar a Unidade de Saúde para informações, avaliação da necessidade e inscrição.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Secretaria da Saúde distribui kits de saúde bucal

E-mail

 

A Secretaria de Saúde distribuiu na tarde de 5 de junho kits de Saúde Bucal nas escolas municipais Olavo Bilac e Amiguinhos do Coração. O secretário Zaquiel Roveda, os dentistas Mateus Bettiol e Flávia Franciosi, a auxiliar Salete Marsango, a prefeita Catea Rolante e o vive-prefeito Alvaro Giacobbo participaram da entrega dos kits.
O kit de Saúde bucal contém escova, creme e fio dental e foi entregue aos alunos do 1º ao 5º ano de EMEF Olavo Bilac e aos alunos da EMEI Amiguinhos do Coração. Os kits foram obtidos através da parceria que a prefeitura mantém com o Programa Sorrindo para o Futuro do SESC Lajeado e visa estimular a escovação nos alunos e práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas.
Mesmo com a entrega dos kits às series iniciais, é solicitado aos pais das demais séries que incentivem a escovação e cuidados bucais em seus filhos, além de visitar regularmente o consultório odontológico na Unidade de Saúde.

secretaria da_saude_distribui_1secretaria da_saude_distribui_2secretaria da_saude_distribui_3

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Meio ambiente e conscientização

E-mail

 

A Administração de Doutor Ricardo, através da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou a Semana do Meio Ambiente de 30 de maio a 5 de junho e atividades para o mês de junho. A conscientização e importância do meio ambiente foi o objetivo principal da realização de ações com públicos diversos, envolvendo escolas, grupos de saúde, adolescentes, atividades físicas e comunidade em geral.
Durante o mês de junho, as famílias estão recebendo material informativo sobre a separação e coleta seletiva do lixo, em parceria com as Agentes de Saúde. Até o dia 15, acontece a campanha do recolhimento de lixo eletrônico com pontos de coleta na prefeitura municipal, EMEF Olavo Bilac e EEEM Doutor Ricardo. O plantio de árvores na Rua Padre Pedrinho Matiello está acontecendo aos poucos, devido à instabilidade do tempo, dando continuidade ao Projeto “Plantando Vida”.
A palestra sobre “Conscientização da separação e cuidado com lixo” aconteceu com vários grupos e projetos que acontecem nas secretarias municipais e comunidade em geral com a intenção de conscientizar sobre a correta separação e cuidados com o lixo, especialmente o lixo orgânico, que pode ser reaproveitado como adubo e que, geralmente, fica inutilizado, sem seu reaproveitamento pela família ou por quem produz este lixo. Uma das ideias para reaproveitar o lixo orgânico é a construção de composteiras domésticas, aproveitando resíduos orgânicos e, consequentemente, reduzindo a quantidade de lixo nas lixeiras, evitando odores desagradáveis em ambientes abertos. Durante as palestras foram feitas composteiras com materiais reaproveitáveis, como baldes e tambor. Após a palestra os participantes receberam uma muda de condimento como forma de agradecimento e conscientização.
A peça de teatro “A Menina da Biblioteca”, com o grupo Luz e Cena, em parceria com o SESC Lajeado, incentivou a leitura, contando com os alunos das escolas do município e comunidade.

meio ambiente_e

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 138