Jornal Antena - Encantado RS

Sunday, Oct 22nd

Last update10:34:43 PM GMT

Você está na seção:

Arvorezinha

Rogério Fachinetto é o prefeito de Arvorezinha

E-mail

 

Mais da metade da população de Arvorezinha escolheu Rogério Fachinetto(PDT) para prefeito do município na gestão 2017/2020. O comerciante e sua vice-prefeita, a servidora municipal Elisabete Mucelin, conquistaram 3.913 votos (50,85%). A eleição suplementar foi realizada no domingo, dia 12 de março.
No pleito de outubro de 2016, Fachinetto concorreu como vice do ex-prefeito Sérgio Velere (PDT), que teve a candidatura impugnada, assim como o opositor Luiz Paulo Fontana (PSDB).Fachinetto venceu o candidato Jaime Borsatto (PP), que estava à frente do Executivo desde o início do ano por ter sido o presidente da Câmara de Vereadores. Ele segue no cargo até o dia 7 de abril, quando retornará para o Legislativo.

rogerio fachinetto_e_o

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Arvorezinha poderá passar por três eleições para escolher seu prefeito

E-mail

 

No próximo dia 12 de março a comunidade de Arvorezinha volta às urnas para eleger o seu novo prefeito. Isso porque nas eleições de outubro passado tanto o candidato do PP à reeleição, Luiz Paulo Fontana e seu vice Beto, foram cassados três dias antes da eleição. Na época a justiça eleitoral recebeu denúncias de transportes de eleitores a um evento o que configurou como abuso de poder econômico. Só que no início deste mês de janeiro eles foram inocentados. O candidato da oposição, Sérgio Velere do PDT também teve seu registro de candidatura negado, mas seu nome continuou nas urnas o que lhe deu a maioria dos votos, vencendo a eleição, mas os mesmos não foram computados pelo TER, já que estava irregular. Isso proporcionou uma nova eleição, a qual acontecerá nos próximos dias. Desta vez os candidatos serão Jaime Borsatto pelo PP, que é o presidente da Câmara de Vereadores em exercício, na função de prefeito e na oposição vem o candidato do PDT Rogério Fachinetto, que foi vice na chapa de Velere.
Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação dos dois novos candidatos à prefeitura de Arvorezinha, justificando o pedido pelo fato das coligações não terem feito as convenções para oficializar as candidaturas, segundo prevê a lei eleitoral.
Na terça-feira, dia 21, o juiz eleitoral José Pedro Guimarães se posicionou contra a medida dizendo ser improcedentes as impugnações, mantendo as eleições, ressaltando que não haveria condições de a eleição suplementar ser realizada ao mesmo tempo em que se aguarda uma sentença final sobre o respectivo processo.
Com isso as eleições continuam, mas mesmo assim permanece a possibilidade do pleito ser invalidado pelo Ministério Público recorrer da decisão, o que poderá causar um terceiro processo eleitoral.arvorezinha podera_passar_2

arvorezinha podera_passar_1

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Jaime Borsatto assume como prefeito interino em Arvorezinha

E-mail

 Encerrada a sessão de posse da 15ª Legislatura da Câmara de Vereadores, deveria ocorrer a cerimônia de posse do prefeito e vice-prefeito eleitos, porém, de acordo com a ata provisória do resultado das eleições municipais, redigida e assinada pelo juiz eleitoral na data de 06 de outubro de 2016, na qual há referência de que não há eleito para o cargo máximo do Poder Executivo, necessária a análise da linha sucessória para preenchimento do cargo de prefeito, ao menos de forma interina, Jaime Borsatto assume o Executivo até a realização de novas eleições.

Os trabalhos de posse de prefeito interino foram realizados pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Borges de Lima. “Na ausência do prefeito e vice-prefeito, o sucessor destes é o presidente do Poder Legislativo, nos termos do artigo 105 de Lei Orgânica do município de Arvorezinha. Dessa forma, deve ser nomeado, de forma interina, o presidente da Câmara de Vereadores como chefe do Poder Executivo”, destacou Daniel. O ato solene aconteceu na manha de 1º de janeiro no Auditório Domingos Dorigoni, onde foram empossados os nove vereadores e eleita a mesa diretora que teve como presidente Jaime Borsatto (PP), (o qual assumiu o Executivo); vice-presidente Daniel Borges de Lima (PP), que assumirá o Legislativo, 1ª secretária Sueli Lodi Giordani (PP) e 2º secretário Nelson de Bona (PDT).

jaime borsatto_assume

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Arvorezinha - Novas eleições

E-mail

 

No pleito de 02 de outubro, o candidato a prefeito de Arvorezinha Sérgio Velere elegeu-se fazendo o maior número de votos. Ele disputou a eleição com o registro indeferido com recurso e aguardava o julgamento pelo TSE.
No dia 19, por decisão unânime do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral foi negado o registro da candidatura de Velere. Ele não foi diplomado e não assumirá o Executivo Municipal no dia 1º de janeiro.
O relator, ministro Luiz Fux, desproveu o recurso do candidato porque teve condenação transitada em julgado por crime contra a administração pública. Com base nas informações dos autos, Sérgio Velere obteve indulto em 2015, porém a contagem da inelegibilidade na qual está enquadrado se estende até 2023.
Desta forma, Arvorezinha deverá ter novas eleições. Os prazos deverão ser decididos pela justiça e divulgados em breve. Na noite de 19 de dezembro, foram diplomados somente os vereadores eleitos do município de Arvorezinha.
Em janeiro, o executivo deverá ser assumido pelo presidente da Câmara de Vereadores.

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 13