Jornal Antena - Encantado RS

Saturday, Jul 30th

Last update10:06:42 PM GMT

Você está na seção:

Relvado

Santo Antônio é festejado em Relvado

E-mail

 

Uma grande festa reuniu a comunidade relvadense, para celebrar no dia 12 de junho, dia de Santo Antônio, o  padroeiro do município. As festividades aconteceram no domingo, dia 12,  com uma missa em honra a Santo Antônio, na Igreja Matriz, com a bênção e a distribuição dos pães de Santo Antônio. Após formou-se uma procissão de máquinas e veículos em frente ao Salão Paroquial, para receber as bênçãos do Padre Valdir Biasebeti.  Ao meio-dia um saboroso almoço foi servido a todos os participantes, e no decorrer da tarde muitas atrações e diversões com sorteio de brindes aos presentes. Na segunda-feira, 13, dia de Santo Antônio, foi feriado municipal.

santo antonio_e_festejado_1santo antonio_e_festejado_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Concurso para escolher hino da escola Plácido

E-mail

 

A Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) José Plácido de Castro, de Relvado, comemorou, em abril deste ano, 75 anos. Para marcar toda esta história, uma série de atividades foi realizada, dentre elas, o Concurso do Hino Oficial.
Durante toda a última semana de abril, a comunidade escolar se envolveu com os festejos, em atividades realizadas diariamente. Vídeos que contam a história da escola, atividades físicas diversificadas, paródias, jogos, brincadeiras e uma gincana cultural marcou o aniversário de sete décadas e meia e integrou alunos, colaboradores, professores e funcionários. As atividades culminaram com o lançamento do concurso para a escolha do hino oficial do educandário, ocorrido no dia 29 de abril.
O concurso segue até o final do ano. As inscrições encerram-se em 10 de agosto, depois, seguem para seleção e julgamento, que termina em setembro. O resultado desta segunda fase será divulgado em 5 de outubro. Conforme a diretora da escola, Silvana Beatriz Zen Ferronatto, o lançamento será feito no final de novembro. “A apresentação do hino gravado, finalizado, ocorre na Festa da Família, em um importante evento para o município e para a escola”, explica. Podem participar do concurso alunos e ex-alunos.
A Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) José Plácido de Castro conta, atualmente, com 205 alunos, que frequentam do 1º ao 9º e o Ensino Médio Politécnico. São 21 professores e nove funcionários.
A diretora ajuda a construir a história da escola há 27 anos. Lecionando na EEEB José Plácido de Castro, Silvana assumiu a direção do educandário neste ano. “É a minha segunda casa. Minha mãe lecionou aqui durante 30 anos, sendo que destes, em 17 foi diretora. Como professor, nos afeiçoamos à escola, aos alunos. Cuido de cada um como se fossem meus filhos”, conta.
A história
Nestes 75 anos, a EEEB José Plácido de Castro teve muitos nomes, muitas sedes, muitos alunos, muitos professores, muitos colaboradores. É uma história construída por muitas mãos. Antigos moradores afirmam que, ao chegarem à região de Relvado, em 1929, já havia aula para 15 alunos em salas simples de madeira – provavelmente, casa de familiares que se revezaram para sediar os estudos. A primeira professora foi DolfinaPedrotti, em seguida, Celina Moraes, remuneradas pelo município de Encantado.
Em 20 de abril de 1941, pelo Decreto nº 244, criou-se o Grupo Escolar de Relvado, funcionando em um prédio construído por seis sócios. Permaneceu no local até o ano de 1965. A professora Helena Raja Dilving foi a primeira diretora e assumiu em 8 de junho de 1942, com aproximadamente 104 alunos. Há registros de assinatura do Livro Ponto a contar de 10 de junho de 1942.
Em 16 de agosto de 1965, houve a fusão com o Colégio Nossa Senhora de Fátima, então coordenadas pelas Irmãs da Divina Providência, hoje extinta. Em novembro de 1990, mudou-se para a sede própria, construída pelo Estado do Rio Grande do Sul, em área doada.

concurso para_escolher

 

Os nomes da Escola ao longo dos anos
De 1941 a 1976 – Grupo Escolar Relvado
De 1977 a 1978 – Escola Estadual de 1º Grau Incompleto José Plácido de Castro
De 1979 a 1983 – Escola E. José Plácido de Castro – 1ª a 4ª Séries
1984 – Escola E. José Plácido de Castro – 1ª a 5ª Séries
1985 – Escola E. José Plácido de Castro – 1ª a 6ª Séries
1986 – Escola . de 1º Grau José Plácido de Castro
1989 – Escola E. de 1º e 2º Graus José Plácido de Castro – Criação/Instalação do Ensino Médio com 30 alunos
2000 – Escola E. de Educação Básica José Plácido de Castro

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

O culto as tradições italianas

E-mail

 

O filó italiano é um evento que integra as festividades dos 28 anos de emancipação política-administrativa de Relvado, e foi promovido pela Administração Pública em parceria com a Emater/RS-Ascar.
Cerca de 800 pessoas lotaram as dependências do salão paroquial para celebrar e reviver a tradição dos antepassados com o tradicional filó que tem por objetivo a partilha e a integração. Antes da comilança os presentes apreciaram várias apresentações artísticas do Grupo de Cantoria La Felicittá, do Grupo Sempre Jovens do Cras, das crianças das escolas municipais do interior e um show de música e piadas do Grupo Dal Orsoleta de Anta Gorda, que arrancou risos e gargalhadas da plateia.
Em seguida a partilha dos comes e bebes onde o cardápio foi recheado com polenta brustolada, queijo, carne a Lessa, grostoli, cucas, salame, pão de forno, batada doce, brodo, torresmo entre outras gulodices. O prefeito Adroaldo Da Croce, agradeceu às autoridades presentes ao evento, aos apoiadores, a comunidade que compareceu, aos grupos que abrilhantaram o evento, aos funcionários municipais e voluntários que trabalharam na organização do evento, bem como aos clubes de mães que auxiliaram no preparo dos alimentos e a parceria da Emater-RS/Ascar.

o culto_as_tradicoes_1o culto_as_tradicoes_2o culto_as_tradicoes_3o culto_as_tradicoes_4

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Relvado comemora 28 anos com programação variada

E-mail

 

O município de Relvado celebra na próxima segunda-feira, dia 9, mais um aniversário de emancipação Política e Administrativa. Para marcar estes 28 anos de história, as comemorações tiveram início no último sábado com a final do Campeonato Municipal de Futsal e seguem até o final do mês de maio.
O Campeonato
A Comunidade e visitantes lotaram o Ginásio Municipal na fria noite de sábado, dia 30 de abril, para acompanhar o tradicional Campeonato Municipal de Futsal. Organizado pela Secretaria da Educação e com coordenação do professor Adalberto Spagnolo e Adalberto Dalla Vecchia, o evento foi sucesso mais uma vez.
A equipe do Juventude de Três Reis levou a melhor, conquistando o Campeonato. O 2º lugar ficou com a equipe Sebem, do Centro. A disputa pelos terceiros e quartos lugares foi disputada pelo Boêmios, do Centro, e o Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre. Sendo que os anfitriões conquistaram a medalha de bronze.
Jantar baile e encontro do G10
As comemorações seguem hoje, dia 6, às 18h, no Centro Administrativo Municipal, quando ocorre a reunião dos Prefeitos e Primeiras-Damas dos Municípios do G10. Na sequência, o Esporte Clube Relvado sedia o Jantar Baile com a entrega da premiação dos Campeonatos Municipais. A animação fica por conta do Grupo Musical Família Paganini.
Noite da Etnia Italiana
Já na próxima sexta-feira, dia 13, acontece a tradicional Noite da Etnia Italiana. Com início às 19h, no Ginásio Municipal, o evento irá reunir apresentações artísticas e culturais, seguido de degustação de deliciosos pratos típicos italianos.
Feira do Livro
As programações de aniversário de Relvado ainda contemplam atividades que cultuem a literatura. Nos dias 17 e 18 de maio, o município realiza a Feira Municipal do Livro. O evento ocorre no Salão Paroquial. Na terça-feira, dia 17, o evento tem início às 17h30min, com apresentações artísticas que marcam a abertura da feira. No dia seguinte, das 8h às 18h, haverá visitação à Feira, exposição de trabalhos e teatro.
Encontro da 3ª Idade
Encerrando as festividades do 28º aniversário, o Ginásio Municipal sedia mais um evento cuja importância ultrapassa os limites do município: o Baile Regional da 3ª Idade. O encontro acontece a partir das 13h30min, tendo a Banda Contagem Regressiva comandando a animação.

relvado comemora_28

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 44