Jornal Antena - Encantado RS

Tuesday, Jun 27th

Last update04:42:20 PM GMT

Você está na seção:

Relvado

Relvado recebe estátua de Santo Antônio na igreja Matriz

E-mail

 

No dia 11 de junho, uma grande comemoração reuniu a comunidade de Relvado para celebrar o dia de Santo Antônio, padroeiro do município. A presidente da comunidade, Adriana Possamai, relata que ficou muito surpresa com o número de pessoas que vieram festejar: cerca de 700 pessoas estiveram celebrando.
A estátua de Santo Antônio foi colocada na entrada da igreja Matriz. A programação do dia especial teve início às 10h, com a santa missa e bênção dos pãezinhos junto com o padre Alberto Tremeia. Na sequência, na ida ao salão, onde ocorreu o almoço, o padre realizou a bênção dos carros. Durante o almoço, houve sorteio de rifas e brindes.
Adriana relata que a ideia de colocar uma estátua na comunidade surgiu dela. “Depois da minha entrada na diretoria da comunidade, ouvia as pessoas me questionando por que não tínhamos uma estátua do nosso padroeiro”, lembra.
Com a ideia em mente, a presidente resolveu executá-la. Dirigiu-se à canônica, em Encantado, para obter mais informações sobre o processo de instalação de uma estátua sacra na comunidade. Conversou com o escultor Olir Francisco Dutra, que executou a obra.
A presidente se diz muito agradecida pelas pessoas que estiveram presentes na solenidade e ajudaram a comunidade nesse dia tão especial.

relvado recebe_estatua_2relvado recebe_estatua_1

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

CRAS oferece oficinas para a comunidade relvadense

E-mail

 

No mês de março, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Relvado, iniciou diversas oficinas. Aulas de alongamento, dança, informática, pintura em tela, artesanato, teatro e atividades com acompanhamento de psicóloga estão entre as opções.
De acordo com Giseli Valerio, Assistente Social do CRAS, as atividades oferecidas visam oportunizar melhor qualidade de vida e ampliação do universo informacional. Ela, também, informa que o CRAS está sempre de portas abertas para atender as demandas da população.
A oficina de “Artesanato” ganha destaque, pois além de ser ofertada no CRAS, também é praticada nas comunidades do interior do município. Uma iniciativa das Secretarias da Saúde e de Assistência Social, que buscam propiciar acesso aos serviços desenvolvidos pelo CRAS às famílias que residem no interior.
A Secretária de Assistência Social, Maria Regina Lorenzini, ressalta a importância das atividades ofertadas pelo CRAS de Relvado: “As oficinas ajudam na prevenção e socialização, além do fortalecimento de vínculos e melhora na qualidade do convívio familiar e social”.

cras oferece_oficinas_1cras oferece_oficinas_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Juíza Jacqueline Bervian decide: ação contra Odi e Clério é improcedente

E-mail

 

A ação movida pela coligação Trabalho, Crescimento e União (PT-PDT-PP-PTB) contra o atual Prefeito, Odi Lorenzini, e seu Vice, Clério Rizzi (PMDB), acusados de crime por compra de votos na eleição de 2016, foi julgada improcedente por decisão judicial.
A causa contra os atuais mandatários foi impetrada ano passado, por Rafael Reginatto, acusando-os de terem doado dinheiro em troca dos votos dele e de sua esposa. No entanto, em seu depoimento, Rafael caiu em contradição por três vezes. Os acusados não negaram ter-lhe fornecido dinheiro, declarando, entretanto, tratar-se de um empréstimo para conserto de um carro.
Rafael pedia a cassação dos mandatos, declarando-os inelegíveis e passíveis de multa. A Juíza Jacqueline Bervian, responsável pelo Cartório Eleitoral de Encantado, examinando os autos, declarou a improcedência da ação. A sentença foi publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 17 de maio.
Segundo o Advogado Gustavo Mezzomo, a tese de defesa acabou confirmando a inexistência de qualquer ato ilícito envolvendo os então candidatos Odi e Clério, demonstrando que a estratégia da coligação representante tinha o objetivo de tentar reverter a decisão advinda da vontade popular no último pleito eleitoral.

juiza jacqueline_bervian

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Filó: a festa da etnia italiana

E-mail

 

Encerrando as comemorações do 29º aniversário de Emancipação Político-administrativa de Relvado, a administração municipal realizou a Noite da Etnia Italiana no dia 12 de maio.
As crianças da Oficina de Dança, organizadas pela professora Adriana Restelli, impressionaram as mais de 500 pessoas presentes quando entraram no Ginásio Municipal dentro de um barco, encenando a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil. Os pais também foram envolvidos nesta apresentação, dançando a “Funiculí, Funiculá”, música tradicional italiana.
Como era uma noite italiana, não pôde faltar o hino dos imigrantes: “Mérica, Mérica”, cantado pelo Grupo La Felicitá, envolvendo o público a cantar junto. O Grupo, dirigido pelo professor Dothan Herbes, também apresentou outros clássicos da etnia italiana.
Sob a direção de Daniel Burghardt, o grupo de teatro de Relvado, como em todas as suas aparições, arrancou gargalhadas com a peça “La Nonna”.
O Prefeito, Odi Lorenzini, reforçou a importância de cultivar os costumes dos antepassados, principalmente, o Filó, quando as famílias se reuniam à noite para conversar e levavam consigo um prato para partilhar com o dono da casa.
Assim como antigamente, os participantes do Filó colaboraram com um prato típico italiano que foi compartilhado junto com a polenta, salame, queijo e todas as outras farturas da mesa italiana.
A Administração agradece os servidores públicos e voluntários que contribuíram para que o Filó fosse uma noite de encontro com os amigos e fortalecimento da cultura.

filo a_festa_da_etnia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 50