Jornal Antena - Encantado RS

Tuesday, Jun 27th

Last update04:42:20 PM GMT

Você está na seção:

Jornal Antena - Encantado RS

MP apreende carne vencida em mercado e escola infantil

E-mail

 

Após uma denúncia anônima, o Ministério Público (MP), Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreenderam cerca de uma tonelada de carne em Arvorezinha, na última segunda-feira, dia 7. A denúncia dava conta de que o produto, apesar de vencido, vinha sendo utilizado na merenda escolar do município. O fornecedor do produto foi preso.
Os alimentos foram encontrados com o prazo de validade vencido e sem o acondicionamento adequado em um mercado da cidade e na Escola Municipal Infantil Professora Diva Maria Sabedotti Fornari, localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças. A ação foi coordenada pelo Promotor de Justiça Paulo Estevam Costa Castro Araújo e pelo Promotor de Defesa do Consumidor da Capital Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
Na escola, foram encontrados cerca de 15 quilos de carne moída imprópria para consumo. Verificada a legitimidade da denúncia, as autoridades foram até o principal fornecedor do município, onde encontraram cerca de uma tonelada de carne em condições precárias. Ainda não há relatos sobre eventuais problemas de saúde gerados pelo consumo do produto.
Segundo o MP, o proprietário da empresa onde a carne foi apreendida foi preso. Após ser ouvido, o suspeito teria sido enviado ao Presídio Estadual de Soledade. O Promotor de Justiça ainda buscará a responsabilização da Administração Municipal de Arvorezinha, uma vez que a merenda escolar era fornecida pelo mercado. “A carne apreendida é fruto do abate clandestino, pois o produto não possui origem determinada, fato que será investigado futuramente pelo MP”, afirmou.

O que diz a Secretaria de Educação
A secretária municipal de Educação, Dilce Gehlen Zanchin, disse que os produtos utilizados na merenda escolar dos 800 alunos do município são controlados, e passam pela verificação de uma nutricionista. Ela garante que nunca antes houve problemas com os alimentos fornecidos. Sobre a quantidade, no entanto, a secretária explica que o total apreendido foi de 24 quilos: 15 no freezer da escola e nove no depósito. Dilce garantiu que irá ampliar o controle sobre a qualidade dos alimentos, mas afirmou confiar no trabalho prestado pela nutricionista, que fazia a verificação da qualidade destes produtos. “Essa profissional trabalha em outros municípios. Confiamos nela, mas vamos rever o trabalho nas cozinhas das escolas para evitar novos problemas”, disse.

Contrato rompido
Após assinar o ato de infração, a Prefeitura Municipal de Arvorezinha decidiu mudar as regras para o uso da carne bovina na merenda escolar. Segundo o prefeito, Luiz Paulo Fontana, a administração irá utilizar apenas cortes embalados e com selo de origem, conforme orientou o próprio MP. “Depois de uma reunião (que contou com a presença da secretária de Educação), decidimos adotar o uso de outra proteína, algum corte de carne que venha embalado e pronto, com selo de qualidade”, afirmou.

mp apreende_carne_3

 

Investigado

mp apreende_carne_1
Fontana diz acreditar que há “uma campanha contra o município de Arvorezinha”. Segundo ele, o MP omitiu que a carne considerada imprópria para consumo era de outro município, e não produzida na cidade. “Parece que Arvorezinha é a pior região do mundo”, desabafa.
O prefeito afirma que o comerciante fornecia carne para a gestão passada. “Isso me leva a crer que há uma campanha contra nós. Eu tenho um bom relacionamento com o promotor, e não tenho nenhum confronto com ele”, resume.

 

Muito tempero

mp apreende_carne_2
O promotor de Justiça, Paulo Estevam Araújo, diz que o prefeito tem o dever de fiscalizar os processos que ocorrem na Administração. Segundo ele, a informação chegou ao MP porque as cozinheiras tinham a ordem de disfarçar o mau cheiro da carne estragada com temperos.
Para Araújo, houve omissão, já que o município não usou órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária, para fiscalizar o estabelecimento. Já o empresário agiu mal por saber que vendia um produto sem qualidade.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Festa marca a volta de tela de 300 anos para comunidade

E-mail

 

A Comunidade de Santo Antão realizou uma festa no último domingo, dia 19 de junho, para marcar a volta de uma figura mais do que especial: a tela intitulada “Nossa Senhora com menino e santos”. A peça estava desde 2014 em Caxias do Sul, onde especialistas realizaram o processo de restauração da peça que já tem mais de três séculos.
A Capela de Santo Antão estava caprichosamente decorada com bandeirolas e faixas coloridas. A estrela do dia chegou envolta em tecidos com as cores verde, branca e vermelha – cores da bandeira italiana, local onde a tela foi pintada. A entrega do quadro para a comunidade foi feita pelo proprietário do atelier responsável pela restauração, frei Celso Bordignon; pela coordenadora do Curso de Conservação e Restauro da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha (FTSG), Juliane Petry Panozzo Cescon, que atuou lado a lado do frei no trabalho de restauro, e pelas integrantes da equipe que auxiliaram no processo, Renata Cemin, Juliana Abreu e Paola de Bastiani. A chegada da tela tricentenária a sua comunidade foi festejada com fogos de artifício e muitos aplausos.Na sequência, uma missa foi celebrada pelo padre João Granzotto.

A palavra dos
especialistas
Após a celebração, a equipe de restauração explicou aos presentes sobre o processo. O frei Celso apresentou a equipe e falou sobre a imagem. Sobre uma tela de algodão, o autor Michiele Bratti usou a técnica de pintura a óleo para retratar a imagem de uma Nossa Senhora com menino e santos. Originária de Longaroni de Veneza, na Itália, a obra foi feita em 1714 e possui uma espécie de “anexo”. À esquerda da imagem de Nossa Senhora, está a figura de Santo Antão. “Aos pés de Santo Antão, nota-se o porquinho que sempre o acompanha. A igreja pintada ao fundo do bispo, provavelmente, é de Langaroni, que foi destruída alguns anos depois, quando uma represa se rompeu e inundou o local”, disse.
A professora e restauradora Juliane falou sobre o processo de restauração, explicando um pouco sobre as etapas do trabalho e destacou, ainda, peculiaridades da obra, como as inscrições atrás da tela que lhe revelaram dados importantes. Conforme a especialista, esta é uma prática pouco vista. “Não é comum vermos anotações ou qualquer outra escrita sobre a obra ou verso da mesma. São raros os casos assim, desconheço outra similar no Estado”, explica. No verso, consta que em 1868, ainda na Itália, a pintura passou por uma intervenção a fim de ser restaurada, já que, à época, ela já tinha 154 anos.
Apesar de possuir três séculos de história e ter vindo da Itália, a obra não tem valor monetário. “Financeiramente falando, ela não tem valor. O autor não é conhecido, e a obra não está da maneira original, tem muitas intervenções, passou por restaurações e modificações, o que lhe tira valor, mas, sem dúvida, é de extrema importância para a comunidade”, explica Juliane. Conforme a doutora, a peça é digna de fama. “Sua existência aqui pode tornar a comunidade um ponto turístico. Quantas comunidades têm uma tela original com mais de 300 anos? Pouquíssimas”, finaliza.

Em casa
Após o almoço servido no salão da comunidade, a tela foi levada ao seu “lar”: a capela Santo Antão. A obra sacra ficará no altar da Capela Santo Antão. Interessados podem visitar o local e conhecer a obra durante os horários em que a Capela estiver aberta. “Às tardes, às 18h, tem encontro para rezar o terço. Neste horário pode ser feita a visitação”, explica o presidente da comunidade, Luis Henrique Delazeri, que ainda acrescenta. “É uma honra muito grande ter esta imagem. É um orgulho não só para a nossa comunidade, mas para o município de Encantado”, destaca.O presidente agradeceu a presença de todos que compareceram ao evento e destacou a união e o trabalho prestado pela diretoria e colaboradores, que viabilizaram a festa.

A obra
A peça, que tem 156 cm de largura e 112,5cm de altura, está em Encantado desde 1890, vinda da Itália com a família Bratti.
Em seu verso, a pintura traz dados de uma antiga restauração, que acabaram por salvá-la de um destino cruel: o lixo. Há alguns anos, a obra foi tirada da parede da Capela Santo Antão, onde estava exposta, para ser substituída por outra. Seu destino seria o lixo. Foi Alcides Azeredo quem a resgatou e a escondeu atrás de um armário. Nesta mudança, os voluntários da igreja perceberam as inscrições no verso e decidiram preservá-la. O encantadense Danilo Bertuol, com autorização da Paróquia São Pedro de Encantado, levou a obra ao atelier em Caxias do Sul, a fim de restaurá-la.O valor de R$ 4.500, cobrado pela restauração, foi custeado por Bertuol. “A comunidade agora busca formas de arrecadar este valor para devolvê-lo”, explica o presidente.

festa marca_a_volta

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Possebon toma posse e mantém base do secretariado

E-mail

Putinga – O Prefeito reeleito de Putinga, Valdir Possebon (PP), tomou posse de seu cargo novamente na manhã de 1° de janeiro, durante a sessão solene de posse na Câmara de Vereadores de Putinga. No transcorrer da cerimônia também foram empossados o seu Vice Eduardo Guadagnin (PDT) e os nove vereadores para o mandato 2013-2016. São três as prioridades de Possebon para esse seu novo mandato: infraestrutura, saúde e agricultura. Para dar sequência ao trabalho que vem sendo realizado o Prefeito manterá a base de seu secretariado do último mandato. Rogério Dallaqua (Agricultura), Mário Lumi (Obras), Elson Streck (Administração e Finanças), Éder Dalberto (Educação) e Eliane Mazzocco (Assistência Social) seguem no grupo de trabalho. A única pasta com nome a definir é a da Saúde, nomes estão sendo analisados e assim que for o mesmo for definido a vaga será preenchida. Na ocasião ocorreu também a eleição para composição da Mesa Diretora do Legislativo para o ano de 2013. A Presidente será Diana Dalberto (PP), tendo como Vice-Presidente Josmairo Maróstica (PP), Primeiro Secretário Mário Rosado (PDT) e Segundo Secretário Paulo dos Santos (PP). Os outros vereadores empossados são Enevir Polese (PDT), Edison Arosi (PMDB), Alduir Strapasson (PMDB), Sandra Balbinot (PMDB) e Neodi Azzolini (PT).

possebon toma_posse

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Inicia a festa da gastronomia

E-mail

Inicia hoje, dia 3 de junho, na capital do ouro branco,  a 15ª edição da Suinofest. O evento tem como objetivo estimular o consumo de carne suína, fomentar a economia, o turismo e o debate de temas que são relevantes para a região. Além disso, nos seis dias de programação são disponibilizadas diversas atrações culturais, que incentivam os talentos locais e regionais.inicia a_festa

 

A novidade é a costelinha temperada

 

Neste ano a gastronomia terá como novidade a costelinha temperada. Além disso, o cardápio contém aipim frito, copa suína, costela, cuca simples, doce de abóbora em calda, doce de figo em calda, doce de goiaba em calda, doce de laranja em calda, doce de mamão verde em calda, filé de suíno com bacon, filezinho temperado, fondue de chocolate, fondue de queijo, geleia de alecrim, de amora, de goiaba, de laranja, de morango, de pêssego, de pimenta, de uva com casca, grostoli, leitão a Encantado, linguiça calabresa defumada, linguiça de lombo, linguiça inteira de frango, lombo de suíno temperado, morcela branca, morcela preta, ovos de codorna, pão caseiro, pão de queijo, pastel de carne suína, pepinos, pernil temperado, picanha suína temperada, pizzas doces, pizzas salgadas, polenta frita e na chapa, presunto cozido, queijo  minas, queijo brustolado, queijo gorgonzola, queijo montanhês, queijo mussarela, queijo parmesão, queijos temperados (nozes/orégano/pimenta), queijo provolone no espeto, salame italiano, salame milano, sorvete e torresmo.

 

a novidade_e_a_costelinha

 

Chopp e espumante

Na parte das bebidas, o salão oferece 40 tipos de vinhos de marcas renomadas. Além disso, na noite da abertura (03) também terá chopp e caldinho de feijão, pois será a “Noite à Brasileira”. No dia 11, de noite, será comemorada a Noite dos Namorados e como de costume será servido espumante. No dia 12 de junho ao meio - dia terá chopp. O Salão Gastronômico ainda conta com bebidas lácteas, refrigerantes e sucos. Todas estas bebidas podem ser consumidas livremente.


 

 

Atrações do Salão Gastronômico

atracoes do_salao_1atracoes do_salao_2atracoes do_salao_3

 

Enquanto desfrutam das maravilhas gastronômicas, os participantes podem apreciar ótimas atrações musicais. A noite do dia 03 de junho será animada pela Banda Tamojunto. No dia 04, ao meio – dia terá o show com Deise & Zilo. Na noite do dia 04, a festa ficará por conta da Banda Apple e ao meio-dia do dia 05, o salão será comandado pelo Zô Scarpon.
No segundo final de semana, na noite do dia 10, será a vez dos Pescadores do Vale. Ao meio-dia do dia 11, a animação será por conta da Bandinha do Juca. De noite será a banda Aero Willys. No dia 12, ao meio-dia, a animação será comandada pela Banda Ratz Band e às 14h pelo tenor mirim Vitor Delazeri.


 

 

Confira os valores dos ingressos:
Público Turno Antecipado Bilheteria
Adulto Meio - dia 72,00 75,00
Adulto Noite 76,00 80,00
Idosos* Meio – dia 60,00 60,00
Criança** Noite e meio-dia 30,00 30,00


Horários de funcionamento do Salão Gastronômico

Sextas-feiras: 18h às 22h
Sábados: 11h às 14h e à noite das 18h às 22h
Domingos: 11h às 14h


Suinokids: 10 de junho
Nesta edição, o tema abordado é a Água. Todos os alunos do 1º ao 9º ano das redes de ensino da cidade trabalharam sobre o assunto. Uma grande programação vai integrar todas as Escolas na tarde do dia 10 de junho.


Festival de Compras

 

O Festival de Compras conta com mais de 140 expositores do comércio, indústria e serviços, que apresentam ótimas oportunidades de compras e de negócios. O Festival também abrange a Feira da Agroindústria Familiar que disponibiliza deliciosos produtos que revelam a cultura e a tradição das agroindústrias da região. Além disso, o espaço também inclui a Feira de Pequenos Animais, a Brinquedos Infláveis e o Cinema 8D.
Horários:
Sextas: das 14h às 22h
Sábados: das 10h às 22h
Domingos: das 10h às 18h
O acesso ao Festival de Compras é gratuito.


3º edição do Cicloturismo

3 edicao_do

 

No dia 12 de junho será realizada a 3ª etapa do Cicloturismo, em Encantado. Serão oferecidas três modalidades de percursos: a curta, que tem 20km e é destinada para os iniciantes que querem dar um giro tranquilo; a média, que tem 45km e é indicada para quem quer passear pela região fazendo um bom exercício e a longa, com 65km para os pedaleiros experientes e treinados. A concentração será no Parque João Batista Marchese, a partir das 7h30min. O pedal deve iniciar às 8h45min.
Ciclistas, cicloturistas, atletas profissionais e amadores podem participar da atividade.
Inscrições:
A inscrição antecipada custa R$ 25 e na hora serão cobrados R$ 30. Todos os participantes do Cicloturismo terão direito a um café da manhã.


Passeio recreativo

O Passeio Turístico, que terá a duração de duas horas,  será realizado somente nos sábados e domingos, pelo preço de R$ 20 e ocorre das 9h30min até às 11h30min. O trem Expresso da Magia sai do Parque e passa pelos principais pontos turísticos do município. Haverá parada em cada local. Em cada viagem será disponibilizado apenas um vagão com capacidade para 30 pessoas.


Passeio Turístico com o Trem Expresso da Magia

passeio turistico_com

 

O Passeio Turístico, que terá a duração de duas horas será realizado somente nos sábados e domingos, pelo preço de R$ 20 e ocorre das 9h30min até às 11h30min. O trem Expresso da Magia sai do Parque e passa pelos principais pontos turísticos do município. Haverá parada em cada local. Em cada viagem será disponibilizado apenas um vagão com capacidade para 30 pessoas.


Espaço Cultural

espaco cultural_1espaco cultural_2

 

O Espaço Cultural apresenta vários estilos musicais, talentos locais e regionais. Uma grande programação foi organizada para expor o que a região tem de melhor.

Primeiro final de semana
No dia 03 de junho (sexta-feira) às 18h, terá a abertura oficial. Às 20h terá a animação do Acústico Duo (Daniel e Marcos) e às 22h Taty Oliveira e banda. No dia 04 de junho (sábado), às 15h30min, terá as intervenções culturais da Casa 7; às 20h, Gustavo Mattje e às 22h, a Banda Aero Willys. No domingo (05), às 10h, Jogos Gastronômicos; às 14h, o show infantil Peppa & George Show; às 15h, Máquina do Tempo e às 17h, a Orquestra de Encantado.

Segundo final de semana
O espaço cultural abre no dia 10 de junho, às 14h, com a programação da SuinoKids e às 22h terá Os Comparsas. No sábado, dia 11, às 14h, o 2º Encontro Musical do Vale do Taquari; às 20h, Leandro Mallmann e banda e às 22h, a Banda Os Legionários. No domingo (12), às 7h30min, terá a recepção do 3º Cicloturismo; às 13h30min, a 3ª Gincana dos Amigos do Buti; às 15h, a Banda Formigos e às 16h30min, a Orquestra de Candelária.
O Espaço Cultural tem cerca de 1.500m ². No espaço também está incluída a Praça de Alimentação. O acesso e a programação são gratuitos.


Noite à Brasileira: 03 de junho

noite a_brasileira

 

Com o intuito de homenagear o esporte e repetir o sucesso obtido no ano passado, a comissão organizadora da Suinofest programou a Noite à Brasileira. A atividade inicia com a carreata mista da dupla Gre-Nal e segue com uma sessão de fotos e autógrafos no salão gastronômico.
Os ônibus, as taças da Libertadores e do Mundial e os mascotes das duas equipes estão confirmados. Além disso, da equipe gremista estarão presentes os jogadores Mazaropi, China e Carlos Miguel e do time colorado, os jogadores Fabiano e Caçapava. O evento ainda contará com a presença de dirigentes dos dois Clubes. No Salão Gastronômico da Suinofest, haverá um espaço exclusivo para fotos com as taças, jogadores e mascotes.
A Noite à Brasileira inicia com a carreata mista e depois segue com as atividades do Salão Gastronômico. No Salão, além de tietar os atletas, os torcedores poderão desfrutar de mais de 50 opções de alimentos.
Uma das novidades é o caldinho de feijão que será servido somente na noite de 03 de junho, juntamente com todos os demais alimentos e bebidas citados acima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Caderno de saúde Edição 175

E-mail

                                                                                            capa -_caderno_saude

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 11 de 213