Jornal Antena - Encantado RS

Wednesday, Jul 01st

Last update04:04:04 AM GMT

Você está na seção:

Jornal Antena - Encantado RS

Relvado - Linha Nova sedia Rodeio Estadual

E-mail

 

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Vô João Carlos Ongaratto se preparada para realizar seu XIII Rodeio Crioulo Estadual. Já tradicional, o evento ocorre os dias 14, 15 e 16 de novembro, no Parque Velho Casarão, em Linha Nova.
Em uma parceria entre Administração Municipal e a patronagem da entidade tradicionalista, o rodeio deve atrair visitantes da região do Vale do Taquari e do Centro do País, além de reunir simpatizantes da cultura gaúcha de diversos pontos do Brasil, que irão participar das provas de laço, disponibilizada em diversas categorias.
O patrão do CTG Vô João Carlos Ongaratto, Nico dos Santos, e o capataz, Renato Ongaratto, destacam as mudanças para o evento. “Realizamos melhorias nos acessos ao parque e também nas instalações das barracas”, afirmam.
Os organizadores destacam que o momento é para alegrias. “Que a participação das pessoas neste rodeio possa somente trazer alegrias, e que suas amizades formadas nesta festa possam ser como a trança de um laço, onde os tentos unidos se tornam fortes”, diz o capataz, Renato Ongaratto.

linha nova_sedia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Doutor Ricardo - Município consolidado como Terra do Filó

E-mail

 

O município de Doutor Ricardo está consolidado como a Terra do Filó. A cada ano o filó realizado no município retrata a tradição e valoriza os costumes, a religiosidade, a gastronomia e evidencia práticas e valores demonstrados na hospitalidades dos ricardenses que celebram com os visitantes. Neste ano foram duas edições, nos dias 15 e 22 de maio, no Ginásio Municipal da sede e na Linha Bonita Alta. Em torno de 2.500 pessoas participaram dos eventos.
Neste ano o momento religioso foi coordenado pelo grupo de cantoria Amicci del Filó que entoou canções típicas e apropriadas ao momento, rezou com a comunidade agradecendo e pedindo bênçãos, saúde, enfim, orando por todos e lembrando a história dos que construíram e desenvolveram Doutor Ricardo. A religiosidade sempre foi fundamental, sendo uma marca muito presente na vida das famílias e da comunidade.
Comer bem e hospitalidade estão consolidados no filó. A gastronomia oferece polenta brustolada na hora, torresmo feitos na hora, queijos, salame, copa, brodo, pinhão, pães, cucas, chimia, rapadura, amendoim, bolachas, chás, batata doce, frutas, entre outras comidas que estão presentes. O vinho, tradicional nos filós, e as bebidas foram comercializados nos locais dos eventos.
A atração artística deste ano foi o Ragazzi dei Monti Trio, de Monte Belo do Sul, que animou e envolveu a todos com músicas folclóricas italianas. O vocalista Alvaro Manzoni, presenteou o prefeito Alvimar Lisot com uma gravata exclusiva do grupo, dizendo que “esta terra está de parabéns por ser um dos poucos município que mantém vivas as tradições culturais de sua gente. Doutor Ricardo é um dos lugares que sempre voltamos com alegria e nos sentimos muito bem. Parabéns à Terra do Filó”.
O prefeito Alvimar Lisot está satisfeito com a realização do filó, agradeceu a todos pela participação. Lembrou da importância histórica e valorização que o município tem com a realização do filó, iniciado em 2005 quando Nilton Rolante era prefeito. “Estamos muito felizes por estar à frente da Administração Municipal, junto com o Adagir e toda a equipe de trabalho. Somos a Terra do Filó por este envolvimento e comprometimento com os costumes que vieram a mais de 100 anos com os imigrantes e hoje comemoramos com todos os ricardenses, não só os descendentes de italianos. São 20 anos do município e 10 edições do filó”. O prefeito também lembrou que ainda neste ano será celebrado o gemelaggio com a cidade de Lentiai, região do Vêneto, Itália, com visitas recíprocas das comitivas. A previsão é de que em outubro a comitiva de Doutor Ricardo esteja na Itália e em dezembro a comitiva de Lentiai venha para Doutor Ricardo para celebrar o acordo de cidades coirmãs.

 

municipio consolidado_como

Álbum de fotos desta edição

ALBUM: município_consolidado_como
LOADING...

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Aci-E inaugura nova sede

E-mail

 

A noite de 29 de maio foi de festa para a Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E), que inaugurou a sua nova sede na ocasião. Além de autoridades, a solenidade contou com a presença de ex-presidentes da entidade. Em seu pronunciamento, a presidente da Aci-E, Renata Galiotto lembrou da trajetória para a sede, que começou com a aquisição do terreno em 2005, o início da obra cinco anos depois e a tão esperada inauguração em 2015. “Foram 10 anos de luta, sonho e realidade. Inaugurar o prédio é uma soma de trabalho de muitas pessoas. Cada um de nós tem um tijolinho aqui. Estamos orgulhosos em poder entregar a sede no ano do Centenário de Encantado. Vencemos e merecemos brindar esta conquista”, afirmou.
A nova estrutura conta com um auditório para 200 pessoas, que está quase pronto para utilização. “O prédio não é exclusivo dos 200 associados. É de todos”, ressaltou a presidente, destacando que ele estará à disposição da comunidade.
O diretor de patrimônio e coordenador da obra, Bernardo Katz, lembrou do início do sonho, em 2000. “Uma das metas do planejamento estratégico era o novo prédio. Compramos o terreno da família Kuri, área de 524 metros quadrados e fomos à luta. Após 15 anos, temos um prédio maravilhoso”, comemorou.
O prefeito Paulo Costi destacou que o ano é de comemorações para o município. “Tudo acontece no momento certo. E quis o destino que a inauguração acontecesse no ano do Centenário”.

acie inaugura_3

acie inaugura_4

 

Ex-presidentes da Aci-E: Telmo Cé Moesch (representando Telmo Moesch - in memorian), Gilmar Fachini, Carlos A. Schäffer, Alexandre Bratti, Jorge Moreira, Olvídeo Cé, André Bergamaschi, Marcelo Nólibus (representando Pedro Nólibus), Adriano Klima.
Na frente: Marciano Fontana, Marilene Fioriolli (representando Estevão Fioriolli - in memorian), Nei Di Domênico, Roberto Pretto (representando Miguel Luiz Pretto - in memorian), Renata Galiotto, Paulo Costi, Bernardo Katz e Júlio Medeiros.

acie inaugura_1

 

Um brinde a principal festa da Aci-E, a Suinofest: Marcos Tonin, Paulo Costi, Heloísa Beneduzi, Renata Galiotto, Natália Genezini e Marcelo Deves

 

Páginas de história
Na ocasião, ocorreu também o lançamento do livro que conta a trajetória dos 75 anos da
Aci-E, comemorados em 2014. As 160 páginas escritas pelo professor Airto Francisco Gomes narram os fatos marcantes da entidade desde a sua fundação. “Foram dois anos de pesquisas. Procurei resgatar a história de empresários e contadores com um único objetivo, a luta da entidade e as transformações sociais e econômicas vividas. Encantado deve muito para as pessoas que carregavam nas costas este setor tão importante”, pontuou o autor.

paginas de_historia

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Emoção e fé marcam a IX edição da Paixão de Cristo

E-mail

 

A noite dos dias 12 e 13 de abril foi de grande emoção para o município de Imigrante que sediou a IX edição da Paixão de Cristo. Nem a chuva e o mau tempo impediram às milhares de pessoas de prestigiarem as duas apresentações que ocorreram em frente ao Convento Franciscano São Boaventura, no bairro Daltro Filho.
Várias novidades complementaram o espetáculo deste ano, entre elas um show piro musical e o show com o cantor tradicionalista Décio Tavares. Nesta edição, o espetáculo ainda contou com a participação de três atores profissionais, Emílio Farias, Dmitri Rodrigues e o também roteirista Emílio Speck, que dirige o espetáculo pela quinta vez.
Cerca de 60 atores da comunidade imigrantense e localidades próximas interpretaram os personagens da história de Cristo, num cenário de grande efetividade. Cenas fortes chocaram e emocionaram o público oriundo de vários municípios do Vale do Taquari e Serra, ultrapassando nesta 9ª edição as dez mil pessoas.
A inovação com a água encantou e surpreendeu com o rio Jordão criado no cenário, e ainda o malabarismo com fogo na cena do tentador. O realismo tomou conta da interpretação como no enforcamento de Jesus e a Via Sacra, onde Jesus foi açoitado e crucificado. Para finalizar, a alegria da ressurreição como forma de renovar a esperança em tempos melhores.
O prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, destaca que a Paixão de Cristo é oficialmente um dos maiores eventos do estado. “É um orgulho para o município de Imigrante. Em nome da Administração Municipal, parabéns e muito obrigado a todos pelo sucesso mais uma vez alcançado”, cumprimenta Kaplan.
A IX edição da Paixão de Cristo é uma realização da Associação Cultural de Imigrante, apoiada pelo Governo de Imigrante e TBT Produções. Patrocinada por Gota Limpa produtos de limpeza e financiada pelo Pró-Cultura, Lei Nº 13.490 de 2010.

emocao e_fe_marcam_1emocao e_fe_marcam_2emocao e_fe_marcam_4

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Município festeja o dia do Colono e do Motorista

E-mail

 

Diversos veículos e máquinas agrícolas participaram na manhã do dia 25 de julho, do desfile em comemoração ao Dia do Colono e do Motorista. Ao som de buzinas e músicas alemãs, o evento iniciou em frente a Loja Soni, passou pelo centro da cidade e se dirigiu até o Centro Comunitário, onde foi realizada uma solenidade especial. A coordenação esteve por conta da Secretaria Municipal da Agricultura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – Concol, da Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Colinas é essencialmente agrícola. Por isso, a comemoração é uma forma de homenagear os homens e mulheres que produzem e transportam no município. Conforme o secretário da agricultura, Harri Luckemeier, é importante que a população perceba o quanto a atividade agrícola evoluiu. “Os primeiros imigrantes que chegaram aqui, não tinham nada. Hoje nós damos muita assistência, pois o ponto alto do nosso município é a agricultura. Por isso, temos que trabalhar pelo progresso de todos”.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Seno Celso Messer, destacou o trabalho da entidade em prol da agricultura e as diversas conquistas obtidas através da luta e da determinação de suas lideranças. Da mesma forma, a técnica agropecuária da Emater/RS-Ascar, Lídia Margarete Muller Dhein, parabenizou a todos por investirem e acreditarem na terra. “Temos um povo pujante que acredita na agricultura. É um município onde o agricultor trabalha e investe. Com trabalho intenso ajudam a construir o progresso da região e do país, vencem as dificuldades e são exemplos para todas as áreas”.
A vereadora, Marli Stiegemeier, ressalta a importância do município no âmbito estadual e nacional. “O município está em quarto lugar na região, por rentabilidade em km² de área e em 6º no estado. Estes dados são relacionados ao ano de 2012 e foram obtidos através de um levantamento feito pela Emater”.
O Prefeito, Irineu Horst, salientou que 86% da renda local é oriunda do setor primário, por isso é importante fazer esta homenagem para os colonos e motoristas. “Nós somos a grande maioria descendentes de agricultores. O nosso município é essencialmente agrícola e por isso precisamos fazer esse trabalho cada vez mais intenso para ter o agricultor motivado. Da mesma forma queremos incentivar para que ocorra a sucessão familiar e mostrar que hoje já não existem tantas dificuldades como antigamente. Um exemplo disso é que quase todas as localidades do nosso município tem asfalto e isto faz com que Colinas produza melhor e cada vez mais”.
Durante o evento ainda teve a bênção do Padre Genico Schneider e do Pastor da IECLB, Irineu Boettcher. Ao meio-dia foi servido almoço e logo em seguida houve sorteio do Prêmio Verde e das embalagens de agrotóxicos, em que 85 pessoas foram agraciadas. Na parte da tarde houve a apresentação de um teatro voltado para educação dos filhos.

municipio festeja_o_dia_1municipio festeja_o_dia_2municipio festeja_o_dia_3municipio festeja_o_dia_4

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 11 de 163