Jornal Antena - Encantado RS

Friday, Jan 20th

Last update03:31:13 AM GMT

Você está na seção:

Jornal Antena - Encantado RS

É tempo de viajar através da leitura em Estrela

E-mail

 

Estrela – Foi aberta oficialmente ontem (21/05) a 5° Edição da Feira do Livro, na Soges em Estrela. Cerca de 600 pessoas participaram da solenidade, que seguiu com palestra do jornalista Alexandre Garcia. Diversas autoridades prestigiaram a ocasião, entre elas o prefeito Celso Brönstrup, a vice-prefeita Irene da Silveira e Secretários Municipais da Administração. Em seu pronunciamento a Secretária Municipal de Educação, Juliana Wagner de Moraes, destacou a valorização da leitura na infância. “Estimulando nossas crianças, vamos formar pessoas com opinião crítica, ética e transformadora. Livros abrem caminho para um universo de viagens”, destacou.
O prefeito Celso Brönstrup falou que a leitura, além de ótimo exercício para o cérebro, estimula o ato de pensar e amplia a capacidade de reflexão do indivíduo. “Livros são alimentos para o desenvolvimento da mente e é indispensável para a cultura.” O mesmo foi defendido pelo Jornalista Alexandre Garcia em sua palestra. “A leitura é importante para a civilidade”, disse. O jornalista vê o livro como um cúmplice do leitor. “Ele nos permite folhear para frente e para trás, fazer marcações, reler e viajar.”
Além de lembrar episódios vividos em Estrela na infância e como o estímulo de sua mãe o tornou um ávido leitor, Garcia também comentou fatos pitorescos sobre matérias realizadas em Brasília.
Após a palestra, os participantes seguiram para o Ginásio da Soges para a abertura da fita, acompanhados da Banda do Núcleo de Cultura. A decoração alusiva ao tema foi um dos destaques.
Hoje a programação segue extensa, com Hora do Conto na parte da tarde e de noite, palestra no Salão Social da Soges, com a professora Jane Haddad, sob o título “Famílias Modernas e Filhos Pós-Modernos.” O evento, que inicia-se às 19h30min é aberto à comunidade e gratuito.

e tempo_de_viajar_atraves_3

 

Mais de 600 pessoas para abertura da feira

e tempo_de_viajar_atraves_1

 

Secretária Juliana falou da valorização da leitura

e tempo_de_viajar_atraves_6

Prefeito credita ao livro a ampliação da capacidade de pensar

e tempo_de_viajar_atraves_2

 

Feira está oficialmente aberta

e tempo_de_viajar_atraves_4

 

Alexandre Garcia falou com entusiasmo para mais de 600 pessoas

e tempo_de_viajar_atraves_5

Artista interpretou texto de William Shakespeare

 

 

Títulos
Cerca de 17 mil títulos estão disponíveis na Feira do Livro, através das livrarias Spazzo e Armazém. Os preços variam e os mais acessíveis saem por R$ 0,50. Cerca de 10 mil pessoas devem participar da programação, que segue até dia 26.
Leitores
Um espaço será disponibilizado para que o visitante possa confeccionar sua carteira de leitor da Biblioteca Pública, dia 25, das 18h às 21h e dia 26, das 8h30min às 11h30min. Para fazer o documento é necessário comprovante de endereço e identidade. Não haverá custo e o leitor poderá fazer uso de um acervo com mais 28 mil exemplares.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Possebon toma posse e mantém base do secretariado

E-mail

Putinga – O Prefeito reeleito de Putinga, Valdir Possebon (PP), tomou posse de seu cargo novamente na manhã de 1° de janeiro, durante a sessão solene de posse na Câmara de Vereadores de Putinga. No transcorrer da cerimônia também foram empossados o seu Vice Eduardo Guadagnin (PDT) e os nove vereadores para o mandato 2013-2016. São três as prioridades de Possebon para esse seu novo mandato: infraestrutura, saúde e agricultura. Para dar sequência ao trabalho que vem sendo realizado o Prefeito manterá a base de seu secretariado do último mandato. Rogério Dallaqua (Agricultura), Mário Lumi (Obras), Elson Streck (Administração e Finanças), Éder Dalberto (Educação) e Eliane Mazzocco (Assistência Social) seguem no grupo de trabalho. A única pasta com nome a definir é a da Saúde, nomes estão sendo analisados e assim que for o mesmo for definido a vaga será preenchida. Na ocasião ocorreu também a eleição para composição da Mesa Diretora do Legislativo para o ano de 2013. A Presidente será Diana Dalberto (PP), tendo como Vice-Presidente Josmairo Maróstica (PP), Primeiro Secretário Mário Rosado (PDT) e Segundo Secretário Paulo dos Santos (PP). Os outros vereadores empossados são Enevir Polese (PDT), Edison Arosi (PMDB), Alduir Strapasson (PMDB), Sandra Balbinot (PMDB) e Neodi Azzolini (PT).

possebon toma_posse

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

A fé no Cristo ressuscitado

E-mail

 

Visitantes de todo o Estado estiveram em Imigrante no último final de semana para a encenação da 11ª Paixão de Cristo de Imigrante. O espetáculo, com duração de 2h30min, ocorreu em frente ao Convento Franciscano São Boaventura, no bairro Daltro Filho, na noite de sexta-feira, dia 18, e sábado, dia 19.
Realizada pela Associação Cultural da cidade, com apoio da prefeitura e TBT Produções, o evento é dirigido por Marcelo Brentano. A peça que narra os últimos momentos da vida de Cristo conta com 100 atores da comunidade. São crianças de oito anos até adultos de 80, que, durante três meses, se preparam para fazer bonito nas apresentações.
O financiamento Pró-Cultura, Lei nº 13.490/2010, e o patrocínio das empresas Deale, Girando Sol e Sicredi, além do valor destinado pela prefeitura, possibilitam o espetáculo, embelezando-o com show piromusical.
Conforme o prefeito em exercício, Charles Porsche, a edição 2016 reuniu cinco mil pessoas. “Foram três mil visitantes na sexta-feira e duas mil no sábado”, explica. Com o número expressivo de público, o sucesso foi garantido. “Mesmo com o mau tempo, a Paixão de Cristo superou as expectativas. Foi um espetáculo maravilhoso e isso se deve à organização, à colaboração de toda a equipe, para que este se torne um dos maiores eventos da região”, enfatizou.

a fe_no_cristo_1a fe_no_cristo_2a fe_no_cristo_3a fe_no_cristo_4

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Fontana assume em Arvorezinha

E-mail

Arvorezinha – Em um ato solene, realizado na tarde do dia 1° de janeiro, no Auditório Municipal Domingos Dorigoni, Luiz Paulo Fontana (PSDB) e Roberto Fachinetto (PP) assumiram o comando da Prefeitura de Arvorezinha perante um auditório lotado pela comunidade. Na ocasião também tomaram posse de seus cargos os vereadores eleitos Delemar Paniz (PSDB), Nelsinho de Bona (PDT), Jaime Borsatto (PP), Elisabete de Mello Mucelin (PDT), Fabio de Lima (PP), Fabiane Potrich Ghelen (PDT), Tiago Fornari (PP), Roge Civa (PDT) e Daniel Lima (PP). Em seguida ocorreu a eleição da Mesa Diretora, através de voto secreto Delemar foi eleito para assumir a Presidência, Jaime assume a vice-presidência, Elisabete será a primeira secretária e Fabiana assume o cargo de segunda secretária. Com um pronunciamento forte, marcado por críticas ao antigo governo e ressaltando o esforço para concretizar os compromissos firmados na campanha, Fontana foi muito aplaudido e apoiado pelo público presente. Em sua oportunidade Fachinetto ressaltou que no decorrer da campanha “não fizemos oposição por fazer, mas sim porque queríamos o bem do município”. A importância de trabalhar em união com a Câmara de Vereadores também foi enfatizada no discurso do novo Prefeito, “somente desse modo será possível encontrar as soluções dos problemas e alternativas para que Arvorezinha possa crescer”. O Secretariado de Arvorezinha, que auxiliará Fontana e Fachinetto em seus trabalhos, será composto por Flávio Scorsatto (Administração), Dirce Guelen Zanchin (Educação), Aline Barbisan Salvini (Finanças), Rubi Borsatto (Agricultura), Talini Salvini (Fazenda) e Volmar Fornari (Saúde).

fontana assume_em_arvorezinha

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Colinas vive a festa das flores

E-mail

 

A Menina Flor e o Casal Alemão que enfeitam a cidade foram os anfitriões do 24º Blumentanzfest da 3ª edição do Caminho das Lendas. Os eventos são promovidos pelo Centro Cultural Morgenstern em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação iniciou no sábado, dia 19, no Centro Comunitário, com jantar e, após, em torno de 40 grupos folclóricos realizaram suas apresentações. As cinco categorias do Centro Cultural Morgenstern: mirim, infantil, casados e oficial também fizeram suas apresentações. Foi um show de muita música, dança e alegria que teve continuidade com a banda K’necus que animou o baile, após um teatro que envolveu todas as candidatas que concorreram ao Menina Flor.

Escolha dos Jardins
Conhecida como a Cidade Jardim, todos os anos Colinas realiza o concurso de Jardim mais bonito. Um grupo de jurados visitou os 41 locais que continham a placa de jardim participante, no decorrer da semana passada escolhendo vários jardins nas mais diversas categorias.

1º lugar jardim mais bonito: família de Ary Hermann
2º lugar o jardim de Iria Scheer
O Jardim “O Concur”, casal Mário e Silvane Andrade.
Demais categorias:
Melhor Aproveitament de Espaço Rural: Irineu Dannebrock
Melhor Aproveitamento Espaço Urbano: Rejane Kraemer
Jardim Ecológico Rural: Chelsi Rother
Jardim Ecológico Urbano: Líris Teresinha Brentano
Jardim mais florido rural: Leonilda e Sinésio Fröder
Jardim mais florido urbano: João Roberto e Laura Frielink

O concurso teve por objetivo valorizar o trabalho dos moradores no cuidado do seu Jardim e, além disso, procurou despertar a consciência ecológica e ambiental, divulgar e desenvolver o turismo e manter viva a tradição dos antepassados.

Caminho das Lendas
Do dia 22 de setembro até o dia 13 de outubro acontece o “Caminho das Lendas”. Com o tema “Viajantes do Saber”, o evento estará organizado em estações temáticas, onde serão contadas e encenadas três histórias infantis: Sítio do Pica-Pau Amarelo – O Sumiço dos Bichos; Branca de Fome e Menina Bonita do Laço de Fita. As histórias serão contadas de forma lúdica em cenários que procuram reproduzir os ambientes e a época em que elas aconteceram. As escolas interessadas em embarcar nesta viagem fantástica podem agendar a sua participação pelo telefone (51) 37601158 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , no horário das 8h às 11h30min e na parte da tarde das 13h30min às 17h. Na oportunidade da visita, os alunos e os professores serão conduzidos às estações, acompanhados por um guia. O custo desta magnífica viagem é de R$ 3 por aluno.

colinas vive_a

Álbum de fotos desta edição

ALBUM: colinas vive a
LOADING...

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 11 de 201