Jornal Antena - Encantado RS

Thursday, Sep 03rd

Last update08:00:19 PM GMT

Você está na seção:

Jornal Antena - Encantado RS

População cobra asfalto

E-mail

 

Cansados de tantas promessas, de falsas expectativas, a comunidade de Capitão, juntamente com lideranças políticas locais e dos municípios vizinhos, encabeçados pela Câmara de Vereadores, através da presidenta Margarida Frohlich e demais vereadores, realizaram uma audiência pública na sede da casa legislativa, no dia 30 de setembro, com o intuito de mais uma vez iniciar uma mobilização para que seja iniciada e concluída as obras de asfalto da VRS-482, que liga Capitão a Arroio do Meio, num trecho de 16,5km.
Presentes à audiência, além da comunidade interessada, os prefeitos de Capitão, César Beneduzi, de Nova Bréscia, Gilnei Agostini; de Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo que também está no mesmo impasse com a sua obra e o prefeito de Arroio do Meio, Sidinei Eckerdt. Também presente o presidente da Comissão dos Municípios Sem Asfalto, deputado Gilmar Sossela, vereadores de Capitão, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Arroio do Meio, Lajeado, Fazenda Vilanova e representando todos os demais vereadores do Vale, o presidente da AVAT, Leo Motta.
Iniciando os debates a anfitriã, Margarida Frohlich colocou que esta audiência pública não pode virar discurso de palanque, pois os munícipes estão cansados de esperar por esta obra, cuja novela se arrasta por mais de 15 anos, entre DAER, a empreiteira Better e o Estado. “Queremos uma solução o quanto antes”, diz Margarida.
Presente estava também, o secretário do Planejamento do Estado, Maurício Motta, que afirmou aos presentes que há recursos para estas obras, que o problema para resolver é sério, mas que ainda no governo Tarso será iniciada a obra.
O deputado Sossela, presidente da Sub-comissão sem asfalto, explanou a situação da obra, ouviu os presentes e concluiu que será formada uma comissão que irá conversar com o governador Tarso Genro, entre os dias 24 e 25, quando ele estará em Lajeado e Arroio do Meio.

populacao cobra_asfalto_1

populacao cobra_asfalto_2

populacao cobra_asfalto_11

 

O que disseram as lideranças:
“Tenho vergonha de vir e falar, pois todos os governos vêm e fazem um discurso bonito e nada. Nós prefeitos já perdemos a conta de quantas vezes já fomos a Porto Alegre para debater este assunto, onde criou-se várias expectativas, fazendo as pessoas de bobas. Criamos inclusive outro projeto para outra rota como alternativa, que está protocolado junto ao Daer, desde 2010, mas nada, é só discurso, enrolação e o povo já está cansado, diz César”. Por fim cumprimentou os vereadores pela iniciativa.
César Beneduzi – prefeito de Capitão

“Sabemos da dívida impagável do governo do Estado. Há anos a resposta é sempre a mesma, vamos fazer, e vem de toda a cúpula governamental. Com relação ao nosso asfalto de Coqueiro Baixo, a obra já foi licitada a exemplo de Capitão desde 1998, faltando apenas a ordem de serviço, pois a licença prévia e a ordem de instalação já foram aprovadas. “Mas o entrave é a burocracia. Quase ofereci a minha assessoria jurídica para resolver o assunto, pois para isso é preciso competência.
Mas mesmo assim acredito neste governo, pois se ele diz que tem recursos destinados ele irá fazer, pois não acredito que ele irá faltar com a verdade com os prefeitos. Acho que isso irá acontecer só em 2014”.
Prefeito Veríssimo Caumo de Coqueiro Baixo

“Estamos só na esperança, precisamos fazer com que rescindam o contrato e façam uma nova licitação, esta seria uma das soluções”.
Sidinei Eckerdt, prefeito de Arroio do Meio

“Se este asfalto não acontecer nos próximos meses, eles ficarão mais dois ou três anos sem asfalto. Vamos agilizar e trabalhar com urgência, Nova Bréscia esta nesta luta.
Gilnei Agostini – prefeito de Nova Bréscia

“Tenho 64 anos, e quando tinha cinco anos estaquiaram o acesso asfáltico. Estamos cansados, chateados e tristes. Não queremos ver mais uma geração sofrer vendo seu dinheiro ir embora. É incalculável o número de riqueza que passa por estas estradas.”
Genésio Rochembach, presidente da Comissão Pró-Asfalto.

“Somos parceiros e sabedores de que asfalto é desenvolvimento, estes acessos estão travando o crescimento destas comunidades”.
Leo Mota – presidente da AVAT

“Na iniciativa privada as coisas andam diferente, elas acontecem. Minha sugestão é de que os municípios envolvidos contratem uma assessoria jurídica para entrar dentro deste processo e resolvê-lo, já que o estado não tem competência.”
Joner Kerbs, empreendedor

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Governador deve marcar presença na abertura da Festa da Erva-Mate

E-mail

 

Quatro dias recheados com uma programação diversificada, deve garantir o sucesso de mais uma edição da Festa da Erva-Mate, programada para acontecer entre os dias 14 e 17 de novembro, no Parque do Ibama em Ilópolis.
A abertura do evento acontece no dia 14, contando com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro e do secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, durante o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate. Além disso, a apresentação da Banda Marcial de Ilópolis, Shows com Jonas e Lucas e Banda Alma Nova, o lançamento de um livro de receitas e a visitação da feira devem atrair grande público.
Na sexta, 15, dentre as principais atrações, está programada uma oficina de gastronomia no Espaço Gourmet da Erva-Mate, almoço e tarde no erval, apresentação do grupo de flautas A Arte do Som, baile da Terceira Idade, shows musicais com Aurélio Moraes e o grupo Tchê Guri. Já na manhã do sábado, 16, os trabalhos iniciam com uma reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). Durante a tarde o público poderá prestigiar uma apresentação de Ballet e Jazz do grupo Corpo e Movimento, oficina de gastronomia e a boa música dos grupos Coração Gaúcho e Essência do Forró.
O encerramento da programação acontece no domingo, 17. Neste dia, além da visitação à feira que acontecerá diariamente e oficinas de gastronomia, a música ganha espaço especial com as bandas Gandaia, Danúbio Azul, Rogério Magrão & Banda e o show nacional com o Trio Bravana.
• Mariéle Gomes Gross

governador deve_marcar_presenca

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Grande público prestigia o desfile cívico

E-mail

 

A comunidade colinense reservou a manhã do último domingo, dia 07 de setembro, para prestigiar o Desfile Cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em comemoração a Semana da Pátria. A saída ocorreu às 9h e 30min, na esquina da Rua Parobé e General Osório, seguindo até o Ginásio Municipal. Houve a participação das Escolas, da Banda Marcial, das soberanas e de várias entidades do município.
Após o desfile foi realizada a Hora Cívica no Ginásio Municipal. As apresentações iniciaram com a Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, com o tema “Planeta Azul”. Em seguida, a Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas apresentou “Feliz coração brasileiro” e por fim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga fez a apresentação “Herdeiros do Futuro”.
“É gratificante ver a integração das escolas, o empenho dos alunos e dos professores. Todos em função do civismo. Além disso, temos que agradecer as entidades que sempre participam deste belo evento”, destaca a secretária da educação, Tânia Fensterseifer.
Da mesma forma o prefeito, Irineu Horst, também salientou o empenho das escolas e da comunidade. “É muito positivo o trabalho que está sendo feito nas escolas. É um trabalho diferenciado que merece essa parada e essa confraternização com a comunidade, que é parceira em todas as atividades. Esse trabalho já está sendo feito há anos”.

grande publico_prestigia_1

Álbum de fotos desta edição

ALBUM: grande público prestigia
LOADING...

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Relvado - Um rodeio familiar e de amigos

E-mail

 Entre montanhas, no meio de um vale, você encontra uma pequena localidade aconchegante chamada Linha Nova, no interior de Relvado. Lá você encontra uma bela propriedade onde desponta um velho casarão. Imponente, este velho casarão e todo o seu entorno abriga sempre no mês de novembro, amigos tradicionalistas da família Ongaratto. Ao chegar ao local, você sempre é bem recebido pelo Patrão Nico dos Santos, que passa o ano inteiro trabalhando na infraestrutura da propriedade para dar comodidade e conforto necessário para os visitantes. E, lá vem eles chegando, eles vêm de São Paulo, Sorocaba, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Guaíba, Santa Maria, Porto Alegre e dos mais variados rincões do nosso estado, para num final de semana confraternizar e participar de mais um rodeio crioulo estadual, realizado pelo CTG Vô João Carlos Ongaratto.

O capataz Renato Ongaratto, chega antes trazendo toda a sua família que acolhe a todos os visitantes com muita alegria e simpatia. O bonito de se ver não são as disputas do tiro de laço, mas sim as brincadeiras de amigos, as crianças tão pequenas andando a cavalo, seguindo os passos dos pais, as prendas cheias de charme disputando de igual para igual junto com os peões. E assim, entre milhares laçadas, dezenas de troféus e uma premiação generosa, encerra-se mais um rodeio, deixando o gosto de quero mais para o próximo ano.

 um rodeio_familiar

Os vencedores do rodeio

LAÇO INTEGRAÇÃO
1º - Vô João Carlos Ongaratto/Relvado
2º - São Paulo - 3º - Viamão - 4º - Guaíba


PATRÃO
1º- Ari Herrmann – CTG Querência do Gaúcho/Colinas
2º- Vitorino Marrion – CTG Pelego Branco/Maravilha SC


CAPATAZ
1º- Adailton Fernandes – CTG Fronteira Aberta/ Sorocaba/SP
2º - Leandro Borges – Raízes Pampeanas de Arvorezinha


VETERANO
1º- Marcos de Barros/ Sorocaba -SP
2º Selvi Carboni/Relvado

RAPAZ
1º João Paulo/ Sorocaba SP
2º Gabriel Nunes de Relvado

PAI E FILHO
1º - Vanderli e Gabriel Nunes/ Porteira da Amizade de Relvado
2º - Cláudio Valério e Valério da Silva/ Crioulos da Curuçu/Soledade

PIÁ
1º- Lucas Marion/CTG Pelego Branco/Maravilha/SC
2º - Enzo Xavier – CTG Gomes Jardim/Guaíba

GURI
1º - Junior Borba – CTG Recanto do Costão/Lajeado
2º - Bruno Duarte – Recanto do Costão/ Lajeado

PRENDA
1º - Laura Ongaratto/ CTG Vô João Carlos Ongaratto/ Relvado
2º - Maira Pappen – CTG Sinuelo da Serra de Boqueirão do Leão

TAÇA VELHO CASARÃO
SOROCABA/SP
Lua Moraes e Felipe Hortmann

SOLEDADE
Alex Ortiz e Bernardo Silva

RASPADINHA POTRO 14/11
Ricardo e Pablo
Túlio e Douglas
Leandro e Adilson
Dividiram a premiação

RASPADINHA POTRO 15/11
Gabriel, Vanderli, Vinicius, João Pedro, Ricardo e Pablo
Dividiram a premiação

QUARTETO EQUIPE FORÇA A
1º LUGAR
Bernardo Silva
Alex Ortiz
Leandro Nunes
Adilson Ramos

2º LUGAR
Betão (Gilson Moraes)
Zoreia
Renato Prado
Adailton

EQUIPE FORÇA B
1º - CTG Pousada do Capão/Venâncio Aires
Jair Lorde, Valdir, Maninho e Mano Santiago
2º - Sorocaba – Marcos Barros, Milton Paiva, Reginaldo Simões e Nene

EQUIPE FORÇA C
DIVIDIRAM
• CTGs Teofilo Shroeder/Mormaço; Lança Crioula de Anta Gorda; Sinuelo da Serra de Boqueirão do Leão, Parque de Eventos Ana Markus de Paverama e 22 de Novembro de Progresso

VACA PARADA
1º - Amanda Moresco do Lança Crioula de Anta Gorda
2º - Alan Coutinho da Cabanha Santo Isidoro de Lajeado

RÉDEAS
1º - Bernardo
2º - Renato Ongaratto

ESTAFETA XASQUE
1º- Equipe do Camini
2º - Equipe do Shrek (Felipe Turatti)

DANÇA DAS CADEIRAS
Jamir Camini
CTG Vô João Carlos Ongaratto

LAÇO DUPLA
FORÇA A
1º - Leandro da Silva e Adilson
2º - Túlio e Diego

FORÇA B
Eduardo e Fernando
Luan Moraies e Felipe Hartmann Sorocaba/SP
João Paulo e Everaldo Sorocaba/SP

FORÇA C
1º - Rafael e Sidinei
2º - João e Edilson

FORÇA D
1º - Carlos Sabio e Eduardo
2º - Marcos e Gustavo

Álbum de fotos desta edição

ALBUM: um rodeio familiar
LOADING...

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Apae promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

E-mail

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), mantenedora da Escola Especial Recanto Encantado, promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que termina hoje. O evento, que teve início na última sexta-feira, dia 21, tem o objetivo de divulgar o trabalho da associação, envolvendo a comunidade nas ações voltadas às defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Neste ano, a semana tem como tema a “Inclusão se conquista com autonomia”, trabalhada através de teatros, mateadas, missa, Dia da Beleza, momentos de integração e encontro de profissionais. A diretora Stéfani Casagrande destaca que o evento busca uma aproximação da comunidade e da escola. O evento tem seu encerramento hoje, com o Dia da Pizza.

apae promove_a_semana

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 11 de 167