Jornal Antena - Encantado RS

Wednesday, Sep 20th

Last update03:37:11 PM GMT

Você está na seção:

Imigrante

Gelatecas para incentivar a leitura

E-mail

 

Imigrante mais uma vez inova na região do Vale do Taquari. Numa forma de incentivar a comunidade e os alunos à leitura, instalou no dia 18 de agosto, três gelatecas. São geladeiras transformadas em bibliotecas. As gelatecas foram grafitadas pelo artista plástico Guilherme Zagonel e foram instaladas em três pontos estratégicos do município. Uma defronte ao Centro Administrativo, outra na Academia de Saúde, junto ao ginásio de Esportes e a outra na localidade de Daltro Filho, no Convento Franciscano São Boaventura. Os locais foram escolhidos pelo acesso, circulação de pessoas e por serem cobertos para garantir a durabilidade do material.
No ato inaugural participaram autoridades locais, alunos, imprensa e comunidade em geral. Esta iniciativa foi da Secretaria da Educação, e conforme o secretário David Orling, a ideia surgiu para estimular o gosto pela leitura, pois o Brasil possui um dos piores índices de leitura no mundo, e o uso das geladeiras que seriam descartadas, é multiplamente benéfico: promove a reutilização de um bem durável que levaria centenas de anos para se decompor na natureza; evita multa em caso de descarte indevido; embeleza a cidade e passa a ter um uso nobre, coletivo e educativo.
O vice-prefeito Charles Porsche reforçou a importância do hábito de ler e solicitou aos presentes que auxiliem no cuidado desse projeto que agora pertence à comunidade imigrantense.
Por fim, o prefeito Celso Kaplan parabenizou a equipe que teve a ideia e desenvolveu o projeto. Destacou também que as Gelatecas estão disponíveis em tempo integral para que as pessoas busquem livros, CD’s, DVD’s e para que possam abastecê-las. “A leitura é fundamental para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas”, ressalta Kaplan.

Como usar a Gelateca:
Na Gelateca serão encontrados livros, CDs, e DVDs. Quem gostar de algo, pode pegar e levar para casa. Ao retirar o material da Gelateca, pode-se repor outro para mantê-la sempre cheia de cultura. Pode ser algo que tenha disponível em casa ou devolva aquele que retirou. Se gostou, não quer devolver e não tiver nada para substituir, também não tem problema. A Secretaria de Educação abasteceu inicialmente as Gelatecas com aproximadamente 700 livros que foram doados para o projeto. A partir de agora a expectativa é que a comunidade dê seguimento à iniciativa.

gelatecas para_incentivar_1gelatecas para_incentivar_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Prefeitura paga mais de 1 milhão em processos trabalhistas

E-mail

 

Ao longo dos últimos três anos o Município de Imigrante pagou diversas ações trabalhistas, que totalizaram R$ 1.230.776,50.
As ações trabalhistas que geraram referidos débitos são relativas a períodos de contratos de trabalho de mandatos anteriores e os pedidos realizados dizem respeito a horas extras, adicional de insalubridade, invalidade do regime compensatório (expediente aos sábados), reintegração de aposentados, resíduo do levantamento de horas extas, entre outros.
Esta foi uma das razões da luta da atual administração para mudar o regime geral com a implantação do regime estatutário.
Conforme o prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, o pagamento destes valores causou grande impacto orçamentário e por isso vários projetos não puderam ser realizados.
“Como gestor temos que admitir que o valor pago pelas ações trabalhistas nos impossibilitou de executar diversos projetos, quadro agravado pela crise econômica em que os municípios se encontram. É um recurso que nos faz muita falta.
Porém, a administração municipal se esforçou para quitar estes débitos e evitar o bloqueio das contas do município”, explica Kaplan.

prefeitura paga_mais

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Rock uniu gerações em Imigrante

E-mail

 

Cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes na 4ª edição do Dia Mundial do Rock em Imigrante, realizado nos dias 15 e 16 de julho.
No sábado, ocorreu o encontro de motos com a participação de cerca de 400 motociclistas de várias cidades da região do Vale do Taquari, Serra e Região Metropolitana. Já no domingo, apesar do mau tempo, cerca de 100 carros antigos circularam pelo evento.
A proposta do evento em Imigrante, alusivo ao 13 de julho que é o Dia Mundial do Rock, é o festival de bandas, dando espaço para as locais, e também unir um público de todas as cidades, fãs de rock n’ roll.
Segundo o vice-prefeito, Charles Porsche, em todas as edições já realizadas, o evento trouxe uma miscigenação de idades. “Desde crianças se divertindo, até pessoas idosas ouvindo os clássicos que fizeram sucesso na época em que eram jovens, uma união de gerações em prol do Rock”, enalteceu.
Já para o prefeito Celso Kaplan, foram momentos de integração de pessoas que curtem o rock. Ele agradece a todos os envolvidos na organização, bem como as bandas, donos de carros e motos e a todo o público que prestigiou o evento.
O 4º Dia Mundial do Rock de Imigrante foi realizado pela Associação Cultural de Imigrante, com o patrocínio master do Município de Imigrante, patrocínio ouro de Sicredi, patrocínio prata de Salva Craft Beer, e bronze das Lojas Benoit.
Como atração extra, neste ano por intermédio dos protetores independentes de Imigrante, os Amigos dos Anjos de Quatro Patas, o especialista Canino Rudinho Bombassaro e sua equipe trouxeram um show-dog que encantou o público presente.

As bandas
O festival contou com bandas, Orquestra Municipal, Orquestra Jovem, Alpha Rock, The Blitz e O Bando, estas de Imigrante. Também participaram a Aero Willys de Encantado, Rock and Bier de Teutônia, Hello Ms Take de Lajeado, The Kombi de Arroio do Meio, e Apple e Liverpool de Estrela.
Elas interpretaram os clássicos do rock, como músicas de Beatles, Chuck Berry, Elvis Led Zeppelin, ACDC, entre outros, até músicas do rock mais contemporâneo.
O vocalista da Comunidade Nin-Jitsu, Mano Changes, cantou músicas do repertório da banda, acompanhado pelos músicos imigrantenses d’O Bando e da Alpha.
Mano Changes ficou surpreso com a qualidade do evento, com a iniciativa de fazer um evento também para os jovens. Ele também elogiou os jovens de Imigrante que se apresentaram e que participam das oficinas de música oferecidas pela Associação Cultural, onde muitos possuem a cultura da música em casa, e possuem esse incentivo, por parte do poder público, que segundo ele, é fundamental para a juventude.

rock uniu_geracoes_1rock uniu_geracoes_2rock uniu_geracoes_3rock uniu_geracoes_4

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Análise de solo é disponibilizada aos produtores

E-mail

 

Como forma de aumentar a produtividade das lavouras em Imigrante, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disponibiliza análises de solo aos produtores rurais. Conforme Lei Municipal nº 1485 de 2009, cada produtor pode solicitar até duas análises ao ano.
De acordo com a técnica em agropecuária do escritório da Emater-RS/Ascar de Imigrante, Cristiane Dexheimer, a análise de solo é importante para que se tenha conhecimento dos nutrientes que compõem o solo, pois cada cultura possui uma necessidade diferente. Os nutrientes do solo influenciam diretamente na produção de cada lavoura.
A equipe da secretaria efetua a coleta da amostra de solo e envia para um laboratório.Após a análise, o laboratório emite o laudo, que é interpretado com o auxílio da equipe da Emater, que indicará qual a adubação necessária para aquele local, conforme o que será cultivado nele. O laudo das análises também deve ser apresentado quando o produtor pretende solicitar um financiamento.
Os interessados em realizar a análise de solo podem se inscrever na Secretaria de Agricultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3754 1001, em horário de expediente.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 29