Jornal Antena - Encantado RS

Thursday, Oct 19th

Last update09:27:50 PM GMT

Você está na seção:

Família Cornelli realiza 6º encontro

E-mail

 

Um dia dedicado à confraternização, a reencontros e às lembranças. Assim foi o 6º Encontro da Família Cornelli, realizado no último domingo, dia 24 de setembro, no Salão Comunitário da Comunidade de Santo Agostinho, em Encantado. O evento, que iniciou pela manhã, contou com a presença de 400 pessoas, vindas de 25 municípios de diversas regiões do Estado. Também houve a participação de descendentes fora do Rio Grande, como no caso de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
A programação começou com recepção, credenciamento e café da manhã. Após a celebração eucarística, um delicioso almoço foi servido para os presentes. Na missa, toda rezada em italiano, a família lembrou de uma tradição: quando decidem migrar, a matriarca da família costumava ir à igreja rezar com devoção à Maria, pedindo que intercedesse para que todos tivessem uma boa viagem. Na celebração, a família repetiu o ato, rezando a Ave Maria em italiano. A tarde foi reservada para entretenimentos diversos, entre os quais a apresentação do tenor encantadense Vitor Delazeri e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, que encantou a todos. O grupo organizador escolheu a comissão para a organização do 7º Encontro da Família Cornelli, que deve ocorrer em setembro de 2019, em Espumoso.

Breve histórico
Ângelo Cornelli, filho de Angelo Cornelli e Maria Gisoni, nasceu em 1848 em Bérgamo, na Itália. Magdalena Pólli, filha de Jacob e Magdalena Pólli, nasceu em 1949 em Milão, também na Itália. Após o casamento, o casal mudou-se para o Brasil, entre 1882 e 1885, com o filho Giovanni e dois irmãos de Ângelo: Antônio e Alexandre.
Estabeleceram-se em Linha Leopoldina, em Monte Belo, recebendo do governo um lote de terra que, em 1895, tomaram a posse definitivamente. Alguns anos depois, a família mudou-se para a Linha Lambari, em Encantado. Antônio permaneceu em Monte Belo, onde faleceu em 1944, sem deixar descendentes. Alexandre mudou-se para São Paulo, e a localização de seus descendentes não foi possível. Em Encantado, Ângelo e sua família dedicaram-se à agricultura. Ângelo faleceu em 1910, e Madaglena, em 1934. Deixaram os filhos Giovanni (o único nascido na Itália), Sabino, Fioravante, Maximiliano, Serafina, Celestina, Maria e Rosa.

familia cornelli_realiza_1familia cornelli_realiza_2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar