Jornal Antena - Encantado RS

Wednesday, Sep 20th

Last update03:37:11 PM GMT

Você está na seção:

Encantado

Encantandenses são convocados para cadastramento biométrico

E-mail

 

O Cartório Eleitoral de Encantado irá iniciar o processo de cadastramento biométrico. O processo será feito por locais de votação, sendo o primeiro a ser chamado os eleitores da Casa de Cultura Pedro José Lahude.
Os eleitores que votam neste local devem realizar o agendamento do cadastramento, através do site do TRE ou do telefone (51) 3751-1590. O prazo de cadastramento biométrico vai de 21 de agosto a 6 de setembro, quando cerca de 800 eleitores devem ser atendidos. Para o processo, os eleitores devem portar documento de identificação com foto, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado em seu nome e o título de eleitor.
Os próximos locais a passarem pelo processo serão divulgados em breve.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Rústica da Pátria será no dia 7 de setembro

E-mail

 

A 6ª Rústica da Pátria de Encantado ocorre no dia 7 de setembro durante a programação da Semana da Pátria 2017, com a concentração no Caminhódromo, localizado na Rua João Sana, com a largada prevista para as 9h.
A prova, que acontece em várias ruas da cidade, será disputada nas modalidades masculino e feminino.
Ao todo serão dez categorias: fraldinha (nascidos em 2012 a 2013) que percorrerá 100 metros; pré-mirim (nascidos em 2010 e 2011) percorrerão 300 metros; mirim (2007, 2008 e 2009) percorrerão 600 metros; infantil (2004, 2005 e 2006) percorrerão 1,2 quilômetros; juvenil (2001, 2002 e 2003) percorrerão 2,4 quilômetros, e com percurso de 6 km, categoria Sub-20 (nascidos em 1998, 1999 e 2000), categoria 20 a 29 anos (nascidos em 1997 a 1988), 30 a 39 anos (nascidos em 1987 a 1978), categoria 40 a 49 anos (nascidos em 1977 a 1968) e categoria acima de 50 anos (nascidos em 1967, 1966....).
Neste ano a novidade fica por conta da categoria corrida de motocas, com a participação de crianças de até 3 anos e 11 meses, que deverão levar suas motocas para participarem, podendo haver o auxílio dos pais durante a prova. Os 10 primeiros na classificação geral receberão medalha.
As inscrições poderão ser feitas antecipadamente nas escolas e no dia, das 8h às 9h, em frente ao caminhódromo, mediante entrega de um quilo de alimento, para retirada do número do participante da Rústica.
Os alimentos arrecadados serão doados para entidades carentes do município. A premiação será troféu para o 1º lugar de cada categoria, (sub-20 até acima de 50 anos) e medalha (2º ao 5º lugares); na categoria fraldinha até a juvenil, medalhas para os 10 primeiros que completarem a prova. Mais informações pelo 3751-0100 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
A realização é da Administração Municipal de Encantado, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a divulgação da Onda FM 97.7 e Grupo Encantado de Comunicações.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Coluna Diego Augusto Pretto

E-mail

 

ENCONTRO DO PARTIDO PROGRESSISTA: Semana passada ocorreu um encontro do nosso partido onde foram apresentadas as linhas gerais que o partido deve assumir para o próximo ano eleitoral de 2018. Após as explanações sobre o contexto eleitoral e a situação do poder executivo estadual, os presidentes municipais que estavam presentes fizeram as suas colocações. O presidente Marino Deves fez uma colocação brilhante sobre a situação que se encontra nosso estado que pautou todos outros discursos. Ou seja, os comandantes de nossa sigla levaram a Porto Alegre a forte impressão de que queremos candidatura própria ao governo do Estado para 2018.
PROGRESSISTAS 11: Uma outra vez nosso partido trocará de nome. Nos últimos 100 anos defendemos o PRR, o PSD, a ARENA, o PDS, o PPR, o PPB e finalmente PP. Particularmente estive filiado nos últimos três. Porém, durante o encontro supracitado foi ventilado que a Executiva Nacional do Partido irá propor uma nova alteração. Será retirada a denominação, redundante de PARTIDO, e ficará se chamando somente PROGRESSISTAS -11.
FALECIMENTO: Domingo último, dia 20 de agosto, faleceu o Sr. Otacílio Balestro. Grande político da comunidade ricardense que representou muito bem aquela localidade como vereador em Encantado e depois como vice- prefeito e prefeito de Doutor Ricardo. Meu pessoal Muito Obrigado à ele. E meus mais profundos e sinceros pêsames a família e a comunidade enlutada.
LIXO: Acredito que estimular a coleta seletiva e a reciclagem tanto nas áreas rurais como na cidade pode diminuir os custos da mesma, e, é a forma mais moderna e atual de lidar com os resíduos domésticos. O lixo não some em um passe de mágica dentro do caminhão! Ele tem que ser descartado adequadamente. E muitas cidade transformam o lixo em recursos. Temos que enfrentar este problema, bem como a situação em que se encontram alguns catadores e coletores de lixo da cidade que depositam o resultado de seu trabalho de reciclagem nos bairros ou em volta de suas casas.
PRAÇA DA BANDEIRA: Sei que o Executivo está tomando providências quanto a reposição de equipamentos para as crianças e iluminação da Praça da Bandeira. Tanto os banheiros como a segurança durante a noite tem sido alvo de vandalismo, acredito inclusive que devíamos cercar a pracinha onde as crianças menores da comunidade ficam expostos aos dejetos dos animais que circulam por ali.
ADOÇÃO DAS PRAÇAS E ESPAÇOS PÚBLICOS: No início do ano sugeri que nós vereadores devíamos capitanear uma grande campanha em nossa cidade para que tanto as pessoas físicas quanto jurídicas como empresas, lojas e indústrias possam adotar os espaços públicos do nosso município. Sabemos que algumas pessoas e entidades já fazem isso muito bem. Nos últimos dias o SICREDI adotou a rótula em frente a nova sede regional. Porém este exemplo pode ser seguido por muitos outros.
EMPREGOS E TRABALHO: O tempo avança inexoravelmente ao futuro e com ele o desenvolvimento da tecnologia e do conhecimento otimizando todas áreas da produção. Portanto o emprego como conhecemos formal e com carteira assinada me parece que está com seus dias contados. Sim, o futuro será um lugar com poucos empregos. E aqui quero fazer um pedido para quem nos ouve ou assiste: dêem o seu melhor no seu trabalho, sejam pontuais e tenham responsabilidade com aquele que te contrata. Atenda bem o cliente e faça por ele o que gostaria que fizessem por ti.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Atestados viram pauta na Câmara de Vereadores

E-mail

 

A última reunião da Câmara de Vereadores de Encantado, realizada no dia 21 de agosto, debateu um assunto que tem preocupado a secretaria municipal da Educação: o alto número de atestados médicos. Conforme os dados, entre os meses de maio e agosto foram 709 dias com apresentação de atestados.
Este índice tem se refletido nas escolas de Educação Infantil, que acabam afetadas pelas faltas. Exemplo disto, são turmas que ficam com apenas um monitor, quando deveriam ter dois ou três. Atualmente, o município tem 106 profissionais que atuam nas escolas, entre professores, monitores, atendentes e recreacionistas.
O vereador Valdecir Gonzatti (PMDB) se mostrou preocupado com o fato. “Não estou dizendo que as pessoas das escolas infantis não podem adoecer. Todos nós estamos vulneráveis a alguma coisa. Eu não sei se é por causa da carga horária ou excesso de trabalho. A gente não sabe. Não se sabe se talvez é o número de crianças. O que não pode acontecer é o que está acontecendo”, pontua.
Valdecir Cardoso (PP) sugeriu que a comunidade pudesse contribuir. “Seria importante pedir que a comunidade nos ajudasse a dar uma fiscalizada se realmente existe ou não casos de doença ou se há excesso de trabalho”. Já o vereador Celso Cauduro (PMDB), destacou que as pessoas e os médicos precisam lidar com o bom sendo na hora de apresentar ou fornecer atestados.
O vereador Diego Pretto (PP) sugeriu que se reveja a legislação municipal para solucionar o problema, e acrescentou que a epidemia de gripe possa ser a motivação para os atestados, mas concordou que há excesso de ausências.
A secretária municipal da Educação, Neide Graciola, agradeceu a preocupação do Legislativo com a causa. Ela destacou que a cobrança já não parte apenas da Administração. “Esta questão já virou motivo de cobrança dos pais, que vem até a Educação em busca de explicações para o fato de os filhos estarem com poucos professores nas escolas”. Neide explica que muitas reuniões tem sido feitas e a pasta tem realizado um trabalho de conscientização para os profissionais. “Este é um problema mais concentrado a partir da segunda quinzena de maio, mas que já nos chamou a atenção logo no início do ano. Entendo que a pessoa doente não pode trabalhar, mas é preciso não pensar somente em si, levar em consideração os alunos e fazer uso responsável e consciente destes atestados”, justifica.
Neide diz que tem trabalhado o lado humano, e pontuado sobre o amor pela profissão. “É preciso fazer o que se gosta e estar bem com isso. Amar e sentir prazer em ensinar e aprender. Tivemos algumas exonerações voluntárias de profissionais que perceberam que não era este o caminho que elas queriam trilhar”, explica.
A secretária ainda faz um lembrete importante. “É extremamente importante lembrar que este problema com os atestados não está acontecendo com todos os professores. Existem muitos profissionais comprometidos com sua carreira”, pontua.

atestados viram_pauta

 

Dias de atestados por escolas
EMEI ATESTADOS
Santa Clara 24 dias
Pingo de Gente 69 dias
Imigrante 17 dias
Lago Azul 98 dias
Lajeadinho 20 dias
Mundo Encantado 103 dias
Planalto 70 dias
Tancredo Neves 12 dias
Menino Trabalhador 57 dias
Pequeno Príncipe 197 dias
Navegantes 42 dias

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 570