Jornal Antena - Encantado RS

Sunday, Oct 22nd

Last update10:34:43 PM GMT

Você está na seção:

Adriano Mazzarino - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Coluna do Mazzarino - Edição 304

E-mail

 

 

As mulheres que devoram mulheres

coluna mazzarino_5

Impressiona-me o olhar de uma mulher. Observadoras, críticas, analíticas, severas, contundentes elas são excessivamente exageradas quando o assunto é uma outra mulher.
São tolerantes com os amigos, com a família, com o trabalho, com o mundo e seus preconceitos, com as decepções pessoais; mas quando o assunto é uma outra mulher o mesmo sentimento não se observa.
Nesta semana, num evento regional, uma bela mulher se fez presente. O porte, a estética, o vestir, sua condição econômica e seu novo estado civil chamavam a atenção.
Na sequência imediata, os comentários do grupo, ou melhor, a “fuzilaria” se centraram sobre a referida mulher. E no grupo quem comandava o debate “contra” a mulher, era uma mulher.
Meses atrás, num outro extremo da região, estava num restaurante com amigos. Era uma roda de homens e apenas uma mulher num grupo de profissionais de vários segmentos.
Mulher independente, em nova fase da vida. Participava ativamente das conversas e em diversos temas liderava e influenciava o debate e a troca de ideias.
Minutos depois, passa pela mesa uma outra mulher. Independente, elegante, bom astral, espontânea e por ser amiga de diversos ali se dirige ao grupo.
Em paralelo, e em segundos, a mulher da mesa se fecha. Muda o semblante, descontrola os olhos, altera a respiração e silencia. Esboça um desmotivado sorriso de interação e mexe as mãos que até aquele momento estavam pausadas.
A mulher que visitou a mesa ficou poucos minutos. Foi cordial, leve e saiu.
Passado o episódio, horas depois, questionei a mulher da mesa sobre sua postura íntima que passou imperceptível ao grupo.
Ficou constrangida e surpresa. Corou e, de imediato, negou. No dia seguinte, me mandou uma mensagem: admitia, constrangida, a atitude e passou a se desculpar.
Era a segunda condenação em poucas horas. Na primeira, “fuzilou” a mulher que chegou na mesa. Na segunda, “chicoteava-se” pois fora vista “fazendo arte”. Com o mesmo chicote que bateu, se auto-feria; como se o mundo tivesse querendo puni-la.
Sugeri a ela um outro pulsar, numa ótica mais leve. Menos competição e/ou comparações. Menos cobranças sobre si, menos severidade sobre suas semelhantes; feitas do mesmo barro, dor e alegria. Menos devoramentos, o que, na psiquiatria de Jung, é castração.
Usando a metáfora da moda, tema tão presente no feminino, talvez valha o mesmo mantra para o universo mulher destes nossos novos e velhos tempos: “menos é mais”!

 


 

Título

coluna mazzarino_1

O advogado Omar Ferri recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre em solenidade que aconteceu na terça-feira, dia 10. A iniciativa foi do vereador Valter Nagelstein. Ferri é natural do município de Encantado, onde foi vereador.


Aniversário

coluna mazzarino_2
A empresa Divine Chocolates completou nesta semana 6 anos. O avanço dos números apontam que nos próximos cinco anos, a Divine deverá estar entre as grandes empresas do segmento no país.


 

Nas redes

coluna mazzarino_4

A presidente do poder Legislativo de Encantado, Jaqueline Taborda (PDT), pelo visto é apaixonada pelas redes sociais. Inclusive enquanto preside a Casa Legislativa. Temos inúmeras fotos que comprovam o fato. Alguns colegas entendem a atitude como desrespeito ao parlamento.


Esposa desconfiada
Esta coluna/blog/face circula por diversos setores. Em alguns surgem as fontes, que são leitores e amigos que relatam fatos e observações. Veja o que eu recebi: “A minha vizinha me perguntou se na Estrela Multifeira, tinham acontecido todas as palestras e se não havia falhado nada. Comentei que estava tudo certo, que inclusive poderia acompanhar as notícias pelas redes sociais. Até aí tudo bem. Meia hora depois ela vai no meu apartamento com uma outra senhora, e me faz a mesma pergunta. Eu respondo a mesma coisa.
A outra moça, entre uns 35 e 40 anos, morena e grávida, olha para mim e me pergunta novamente. Eu muito cansado, não entendendo nada falei que sim, inclusive que devem ter feito muitos negócios, agroindústria estava maravilhosa, essas coisas.
As duas agradeceram e foram embora.
Ontem fiquei sabendo que o marido da grávida falou que foi na palestra de sexta-feira e que ela tinha sido transferida para sexta na parte da tarde, que não tinha produtos para vender, nem sucos...
Eu só não sei em que feira ele foi... !!!!!”


 

Quase constrangimento
Nesta semana, dois políticos destacados da região entraram nas redes para parabenizar um aniversariante de Lajeado. Eles destacaram o aniversariante no mundo digital. Só que na vida real o citado havia morrido. Os dois políticos não trabalham com as redes sociais, são os assessores que operaram. Por pouco, não surge um constrangimento com familiares e amigos por causa da desatenção da assessoria.


 

Atendimento x consumidor
Aconteceu em Encantado nesta semana. O consumidor foi visitar uma loja de eletro-eletrônicos. Ele escolheu uma loja do centro. Foi comprar uma máquina de lavar. Na loja o movimento estava no estilo “devagar, quase parando”. Entrou, esperou, esperou, esperou e saiu, pois ninguém foi atendê-lo.
Ele então cruzou a rua e foi em direção a Certel. Ele encontrou o produto que queria. Como gostou do atendimento, da atenção, da diversidade e produtos, decidiu avançar. Então ele comprou além da máquina de lavar, uma Tv digital e acessórios num total de R$ 3 mil reais.
O atendente, entre surpreso e eufórico, comentou com o cliente: “Nos dias de hoje, não é toda hora que se vende três mil reais.
As conclusões são diversas. Mas o leitor atento desta coluna sabe entender as múltiplas mensagens deste relato.


 

O segmento de loterias zoológicas, ou seja, o Jogo do Bixo,  é um setor que anda agitado em Encantado. Há quem diga que vai esquentar. Aguardemos.


 

Um Corvette vermelho é a nova sensação na região. Foi emplacado em Lajeado. O valor do veículo está na faixa dos R$ 500 mil.


 

Pergunta
E o Canto da Lagoa?


 

Centro

 Esta coluna, ao longo de sua existência, sempre fez críticas ao estado de abandono do prédio onde era a antiga Volkswagen. Agora a área, com novos proprietários, recebe um moderno edifício, qualificando a região central da cidade. Parabéns pela ousadia do projeto.


 

Pequenos municípios geram grandes pautas.

 

coluna mazzarino_3

Assim foi a Casa Pipa do município de São Valentim do Sul, que foi tema do programa “É de Casa” da Rede Globo. Na foto a apresentadora e atriz Cissa Guimarães com o prefeito Geri Macagnan.


A reunião dos vereadores da Avat, em Lajeado, reuniu uma plateia de cerca de 20 vereadores. Há quem entenda que a entidade em outros tempos já foi mais dinâmica e prestigiada


 

Curtas
Esta coluna segue sugerindo uma faixa de segurança entre o Posto de Saúde e o antigo prédio da previdência.

Guaporé possui mais de dez câmaras de vídeomonitoramento instaladas no centro da cidade. Isto há mais de cinco anos. Elas não estão em funcionamento pois não há autorização da secretaria de Segurança/Governo do Estado, para tal operação.

A rede de Lojas Benoit vai implantar um novo Centro de Distribuição. O projeto ainda não foi anunciado. Será em Estrela.

O PTB Regional faz encontro em Estrela, no dia 20, às 19h, no CTG Estrela do Rio Grande.

Se o legislativo de Muçum entender como positivo, uma ação conjunta com a comunidade, poderia pedir estudos, mudanças e melhor sinalização na ERS 129 e trevo do bairro Fátima. A área é um dos locais que mais vítimas faz no trânsito da região.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Página 1 de 179